Um desafio: A estante guarda taças ou garrafas?
Imagens ambíguas – você é o que você vê.
Vemos com olhos, neurônios e até com nosso repertório cultural.
Uma subdivisão fundamental nos quebra-cabeças lógicos são os quebra-cabeças do tipo sim ou não, nos quais a informação inicial fornecida está incompleta. Nesta categoria, o enigma baseado em paradoxos deve ser resolvido. Neles, é descrita uma situação atípica e os participantes, por meio de perguntas, devem descobrir a origem dela.
A pessoa que o propõe só pode responder sim ou não às questões colocadas, por isso devem ser muito específicas. É importante deixar claro desde o início que as soluções não podem ser encontradas por dedução, por isso será necessário fazer várias perguntas para chegar à resposta correta.
A construção do teste deve garantir que o comportamento específico diante de um determinado reagente represente o mais fielmente possível o funcionamento do sujeito em situações cotidianas onde a habilidade que o teste visa avaliar é posta em execução real .
Você está sentado na frente do computador, cuidando da sua vida e, de repente, uma postagem na mídia social vira seu dia de cabeça para baixo. Agora você está confuso, imaginando o que diabos está acontecendo, seu cérebro está focado em tentar decifrar o que uma imagem simples realmente mostra.
Sim, isso é exatamente o que acontece quando alguém posta uma foto de ilusão de ótica e, antes que você perceba, você está testemunhando uma batalha na internet.
Duas respostas
Depende do que você elege como objeto. Para os teóricos da psicologia da forma, nosso sistema perceptivo funciona separando a figura (o contorno que você de fato “vê”) do fundo (interpretado como contínuo e sem forma).
😎 CONTE-NOS NOS COMENTÁRIOS se você gostou do desafio E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS. 😎