Conheça a erva capaz de combater cândida, herpes, infecções urinárias e outras doenças
Atualmente, a medicina natural praticada por nossas avós está se tornando cada vez mais respeitada. A natureza possui a capacidade de nos fornecer inúmeros benefícios para o nosso corpo e a procura por ervas e novas receitas vem aumentando cada vez mais.
Acontece que por muitas vezes acabamos fazendo uso de medicamentos farmacêuticos fortes e que prejudicam a nossa saúde como um todo. Porém, o uso das ervas corretas e uma boa alimentação podem, em alguns casos, substituir estes remédios.
Hoje falaremos de uma erva que é muito utilizada na cozinha e que possui outras formas de uso, já que contém muitos benefícios para a nossa saúde.
Benefícios do tomilho: uma erva maravilhosa
O tomilho é uma erva fantástica e pode beneficiar de inúmeras formas a nossa saúde. Inclusive, o ideal seria que este incrível tempero fizesse parte da horta da sua casa, para que possa estar sempre ao seu alcance.
Agora, confira abaixo os benefícios do tomilho para o corpo:
Elimina as toxinas;
Fortifica o sistema imunológico;
Antisséptico;
Combate a depressão;
Ajuda na memória;
Atua como um antiviral;
Combate as dores de garganta, tosse e a asma;
Combate infecções urinárias e da bexiga;
Combate a fadiga e a falta de concentração;
Melhora a circulação sanguínea;
Combate fungos;
Elimina parasitas;
Ajuda a tratar a cândida e vaginite;
Alivia a dor da artrite;
Também age como um repelente natural de insetos.
Bom, agora que já vimos algumas das funções desta erva, podemos afirmar que de fato o tomilho é um grande aliado da nossa saúde como um todo. Apesar disso, é de extrema importância que se tenha muita cautela ao usar este tempero, pois ele também possui contra-indicações! Vamos a algumas? Confira:
O tomilho em sua forma natural não possui toxidade, porém, o seu óleo é extremamente forte e não deve ser usado por grávidas ou pessoas que possuam problemas gástricos ou cardíacos.
Esta contra-indicação se deve ao fato de este óleo ser rico em “timol”, um composto tóxico que pode causar envenenamento e hipertireoidismo.
Portanto, evite o uso do seu óleo e também não exagere no uso desta planta. Tudo que é bom deve ser usado com cautela, pois pode se tornar um inimigo da saúde.
O ideal é que você converse com o seu médico sobre usar esta erva em receitas para que, se caso você possua algum empecilho, possa evitar o seu uso.
Agora que você já conhece os benefícios do tomilho e já sabe os cuidados que deve ter, com certeza vai apreciá-lo muito mais. Mas lembre-se de não abusar! Qualquer coisa em excesso pode se tornar prejudicial!
Fonte: ignisnatura