Você tem o costume de ficar se preocupando com o que as pessoas pensam de você? Nós vamos te mostrar como em 6 etapas você pode se livrar disso. Vem ver:
1. Observe quando a preocupação se instala
Provavelmente, você não se preocupa com o que todos pensam de você o tempo todo. Faça questionamentos como:
- O que está acontecendo quando você começa a ficar obcecado com a opinião de outra pessoa sobre você?
- Quem são as pessoas que provocam a preocupação?
- Que poder eles têm sobre você? É real?
Ao estar ciente de quando você se preocupa e sobre quem, você pode começar a ver o impacto que isso tem em sua paz de espírito.
2. Identifique e entenda por que você se importa
O que torna o que as outras pessoas pensam de você tão importante?
Provavelmente, se a opinião de outras pessoas sobre você o deixa preocupado, você quer agradar as pessoas. Ser amado e favorecido provavelmente é algo importante pra você.
Há vantagens em ter a alta consideração de alguém, mas se isso não vier naturalmente, apenas por ser você, você também está pagando um alto preço por essa estima. Entender por que você se importa permitirá que você investigue se esta é uma fórmula que deseja continuar a empregar e em que grau.
3. Entenda que você não pode controlar o que as outras pessoas pensam de você
A preocupação é uma resposta ao sentimento de descontrole. A realidade é que você não pode controlar o que outra pessoa pensa de você. Existem muitas variáveis em jogo.
4. Direcione sua energia para coisas positivas
As pessoas podem sentir quando é importante para você ser amado. Isso faz com que você pareça estar se esforçando demais, sendo insincero e carente. Em essência, você está trabalhando contra seu objetivo de ter bons relacionamentos.
Quando você está cercado por pessoas que compartilham seus interesses e valores, você pode baixar a guarda e aproveitar o tempo que passa com elas. Seja você mesmo e relaxe. Tudo acontecerá naturalmente.
5. Pratique o amor próprio diário e aceitação
A preocupação com o que as outras pessoas pensam de nós e de agradá-las vem da noção de que não somos tão dignos quanto as outras pessoas, nossas necessidades e desejos não são tão importantes quanto os deles. Essa perspectiva é a raiz do problema, mas é apenas uma perspectiva e pode ser alterada.
Você precisa reconhecer que você é igual a todas as outras pessoas neste planeta. Nem mais, nem menos. Todos nós temos papéis diferentes, mas isso não torna ninguém mais valioso como ser humano.
Sempre se lembre dos seus merecimentos, daquilo que já conquistou.
6. Viva uma vida que agrada a VOCÊ
Encare os fatos: se você se preocupa com o que as outras pessoas pensam de você, sua vida se transforma na opinião delas e você começa a viver de uma forma que é incongruente com o seu eu real. Isso cria um tremendo estresse e afetará seus relacionamentos, sua saúde e sua paz de espírito.
CONCLUINDO…
Não há nada de errado em querer ser apreciado ou tido em alta conta. Construir relacionamentos e formar parcerias são essenciais para o seu sucesso.
Texto originalmente publicado em lifehack e adaptado pela equipe do blog Educadores.