Hábitos das pessoas infelizes
A felicidade pode se mostrar de tantas formas distintas que pode até ser complicada de definir. Porém, a infelicidade é ainda mais fácil de reconhecer. Quantas pessoas que você conhece são infelizes? A felicidade possui menos relação com as situações da vida do que aparenta, pois a felicidade está sob o controle de cada indivíduo muito mais do que imaginamos. A felicidade é o resultado dos nossos hábitos e de como lidamos com a vida.
Quando nos sentimos infelizes fica mais difícil estar próximo dos outros e ainda mais trabalhar com eles. A infelicidade faz as pessoas se mantenham longe, criando um círculo vicioso que as impossibilita de conseguir tudo aquilo que são capazes.
A infelicidade pode surpreender de maneira negativa. A sua felicidade é determinada pelo seu modo de viver e isso abrange o seu comportamento e saúde mental. Sendo assim, devemos nos perguntar o que é preciso entender para garantir que os seus hábitos não o levem para o abismo?
Hábitos de pessoas infelizes que alimentam a infelicidade
Existem hábitos que direcionam o seu mundo à infelicidade. Por este motivo, é necessário ser bastante cuidadoso com alguns deles. São os seguintes:
Reclamar e não ter atitude
Pessoas infelizes adoram reclamar. Além do mais, elas frequentemente colocam o foco nos seus problemas ao invés de tentar encontrar uma maneira de solucioná-los.
Se sentem vítimas do destino
Na vida precisamos escolher entre ter atitude ou se vitimizar. Pessoas infelizes escolhem por serem vítimas. Elas acreditam que não possuem o potencial necessário para criar uma diferença positiva em suas vidas, e por este motivo deixam de se esforçar pelos seus objetivos e são alimentados pelo remorso e angústia.
Perdem o presente por se torturarem pelo futuro e pelo passado
O presente é o momento mais importante das nossas vidas. O passado já foi e não podemos fazer nada para mudá-lo. O futuro está por vir e não podemos fazer nada para vivê-lo. O aqui e o agora são o que realmente importa. Pessoas infelizes estão sempre preocupadas com o futuro e não conseguem deixar de lado o seu vínculo emocional com experiências passadas.
Ser competitivo demais
Os seres humanos são totalmente sociais e a cooperação e compartilhamento podem ser o meio de se sentir alegria e felicidade. Porém, aqueles que não são felizes não conseguem perceber que estão imersos na competição, sempre tentando superar a todos com a finalidade de se sentirem melhor consigo mesmos. No entanto, a única coisa que alcançam é a solidão, frustração e infelicidade.
Ser incapaz de confiar nas pessoas
Todos nós precisamos de amigos e de pessoas com as quais podemos confiar. Porém, para termos relações íntimas ou amizades, necessitamos de um coração aberto que consiga confiar nas pessoas. Aqueles que são infelizes se sentem inseguro pois não confiam nos outros por medo de ser ferido ou ficar decepcionado.
Busca incessante por aceitação dos demais
Muitas pessoas, devido à maneira que foram criadas, acreditam que precisam da aceitação dos outros antes de fazer algo que desejam.
Pessoas infelizes jamais conseguem pensar por si mesmas, nem agem por conta própria, mas seguem uma trajetória criada pelos outros, buscando cumprir as expectativas destes. Isso faz com que elas sintam um imenso sofrimento.
Ser pessimista
O pessimismo é o principal combustível da infelicidade. Acontece que ter atitudes pessimistas transforma os seus pensamentos e atos em profecias auto-realizáveis: se você fica pensando coisas ruins, é provável que realmente aconteçam coisas ruins com você.
Não se esforçar para mudar
Pessoas infelizes são pessimistas e sentem que não possuem o mínimo de controle sobre as suas vidas. Elas têm a tendência de sentar e esperar que a vida passe diante dos seus olhos. Em vez de estabelecerem objetivos, aprender e melhorar, elas simplesmente não fazem nada e se perguntam o motivo das coisas não mudarem para ela.
Fonte: amenteemaravilhosa