Doani Emanuela Bertan é o nome da brasileira que está entre as finalistas do ‘Global Teacher Prize 2020′, considerado o Nobel da Educação. Ela leciona na Escola Municipal Júlio Mesquita Filho, no interior de São Paulo. O colégio faz parte da rede pública e ela foi indicada à premiação por seu trabalho de ensino bilíngue em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Português.
Foram mais de 12 mil inscritos, e Doani está entre as 10 finalistas! Isso tudo por causa do seu trabalho no canal Sala8 do youtube, espaço onde ela ensina conteúdos de matemática, português, geografia e ciências em ambas as línguas, expandindo o acesso de conhecimento a jovens surdos.
O professor campeão será beneficiado com 1 milhão de dólares.
“Acredito que a visibilidade do Sala8 poderá contribuir com os surdos, seus familiares e professores que atuam diretamente com este público. Sabemos do tamanho do nosso país, de suas preciosidades, mas também reconhecemos os seus problemas. O canal é uma forma da linguagem de Libras, língua legítima e natural ao surdo, chegar a cada cantinho desta terra”, afirmou ao jornal ACidade ON, de Campinas.
A UNESCO também parabenizou a professora Doani pela indicação:
“Parabéns para Doani Emanuela Bertan por estar entre os 10 finalistas de uma lista extensa de professores talentosos e dedicados. Espero que sua história inspire aqueles que desejam se tornar professores e também destaque o incrível trabalho realizado diariamente pelos professores brasileiros e de todo o mundo”, afirma Stefania Giannini, diretora-geral adjunta da Unesco para a Educação.
Texto originalmente publicado em hypeness e adaptado pela equipe do blog Educadores.