Talvez você subestime aquelas pessoas mais quietinhas. O que está por trás dessa aparência serena, cautelosa e silenciosa é muito maior do que se imagina.
Até hoje, o silêncio do introvertido ainda é incompreendido e até mesmo negligenciado nas escolas.
Cada um de nós processa informações de maneira diferente , isso é algo que já sabemos. Porém, às vezes, nos escapamos que essas diferenças estão principalmente ligadas ao nosso estilo de personalidade. Segundo Marti Olsen Laney, autora do livro ” The Introvert Advantage”, as pessoas caladas, aquelas que respondem a um perfil introvertido, o fazem de forma mais lenta, meticulosa e profunda.
Isso é assim por um motivo muito específico, além de fascinante: Cada estímulo no cérebro do introvertido faz uma jornada complexa ligada à memória emocional, análise e planejamento. Já as pessoas mais extrovertidas têm um limiar de sensibilidade ligeiramente inferior a estímulos e são muito mais rápidas ao emitir uma resposta ou iniciar um comportamento.
Todos os dias, professores veem em suas salas de aula aqueles alunos que, sentados nas últimas filas, passam por toda a classe em silêncio . Eles não gostam de responder a perguntas em voz alta ou interagir nas aulas. No entanto, as escolas e mesmo as universidades continuam a valorizar o aluno que participa, que fala, que levanta a mão e transmite entusiasmo e interesse com a sua atitude.
Esse estereótipo que vincula extroversão a sucesso ou eficácia ainda está profundamente enraizado em nossas mentalidades e em nossa sociedade.
As pessoas quietas e suas mentes
Pessoas quietas não são necessariamente tímidas. São lentos, têm um ritmo diferente, outros tempos e outras necessidades. Porque cada nuance de sua realidade deve primeiro passar pelo filtro das emoções, e tal delicadeza, tal meticulosidade leva a cabo sua tarefa, sua linguagem, sua habilidade.
Pessoas quietas não se sentem confortáveis sendo o centro das atenções . Não são satélites de ninguém e preferem orbitar em espaços privados, às vezes até solitários. Esse estilo de comportamento pode despertar certa surpresa nos olhos dos outros , por isso, muitas vezes, as pessoas mais silenciosas são rotuladas como tímidas, reservadas ou desinteressadas. Porém, é importante saber que esse estilo de personalidade esconde no fundo seus tesouros e suas belezas e é aí que reside sua beleza incomensurável.
Texto originalmente publicado em gutenberg e adaptado pela equipe do blog Educadores.