René Salinas Ramos é um homem que quer tirar partido das leis a seu favor, pois não hesitou em mudar o seu gênero para feminino no seu bilhete de identidade para lutar em igualdade de condições pela guarda das suas filhas.
O pai deixou claro que não o fez por uma tendência sexual, mas porque pretende abrir um precedente legal que lhe permita ter mais chances de obter a guarda de suas filhas, já que agora sua identificação indica que ele também é uma mãe.
Conforme noticiado pelo jornal local El Universo, o polêmico caso ocorreu em Cuenca, cidade no sul do Equador, onde o pai tomou uma decisão radical ao ir ao Registro Civil de Azuay para mudar seu gênero de masculino para feminino.
Após o processo, o homem obteve um documento oficial que agora o credencia como mulher. Embora René tenha expressado que não o fez porque duvida de sua sexualidade, mas porque quer lutar contra um sistema que sempre priorizou o cuidado de menores em detrimento das mães, muitas vezes sem levar em conta as circunstâncias de cada caso.
René Salinas tem duas filhas, uma das quais não vê há um ano e meio, enquanto a outra menina, segundo o depoimento do homem, sofre abusos físicos constantes. Por isso pediu a guarda deles, mas a resposta das autoridades foi que enquanto o caso não for resolvido, os menores devem ficar com a mãe.
Por isso, René teve a ideia de se tornar mulher para que a lei também o considere como mãe. O pai afirmou que isso é uma prova de amor pelas filhas, pois garante que as leis estão tirando o direito dos homens de serem pais, por considerarem o homem apenas como provedor.
O que você pensa a respeito disso?
Texto originalmente publicado em okchicas e adaptado pela equipe do blog Educadores.