Início Comportamento O uso de alcaçuz em medicina e cosméticos. Saiba mais.

O uso de alcaçuz em medicina e cosméticos. Saiba mais.

614
0

O alcaçuz é uma erva que tem sido utilizada na medicina e na cosmética graças às suas propriedades únicas. A sua raiz tem um poder curativo especial. Uma decocção desta parte da erva é usada como auxiliar no tratamento de úlceras gástricas e duodenais. Também balas de alcaçuz valem a pena dar às crianças, porque inibem o desenvolvimento de cáries. Verifique quais outras propriedades o alcaçuz tem.

A raiz de alcaçuz após a secagem fica amarela e é muito doce devido ao teor de glicirrizina (ácido glicirrizínico) – um composto 50 vezes mais doce que o açúcar branco. Nos séculos XVI e XVII, era usado como expectorante em doenças do trato respiratório superior – para aliviar a tosse cansativa , assim como em doenças do fígado , estômago , rins e bexiga . 

Alcaçuz e melanoma

Pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA), que publicaram os resultados de sua pesquisa na Cancer Prevention Research, argumentam que a raiz de alcaçuz pode prevenir o desenvolvimento de melanoma – um câncer de pele maligno.

No decorrer das pesquisas com a planta, eles encontraram compostos em sua raiz que inibem o desenvolvimento das células cancerosas. Um deles é a glicirrizina. Infelizmente, seu excesso no corpo pode causar efeitos colaterais, como distúrbios do ritmo cardíaco , picos repentinos de pressão e até inchaço do cérebro .

Felizmente, os cientistas conseguiram isolar outra substância anticâncer da raiz de alcaçuz – a isoangustona A, que parece ser segura para o uso. Estudos em ratos mostraram que as células de melanoma maligno tratadas com isoangustona A cresceram mais lentamente.

Alcaçuz retarda o desenvolvimento de cáries

Graças às suas propriedades bactericidas, reduz o número de Streptococcus mutans – streptococcus  greening, que faz parte da flora bacteriana natural da cavidade oral e é o principal fator no desenvolvimento de cáries.

Pesquisas de cientistas da Universidade de Minnesota, publicadas pela European Academy of Pediatric Dentistry mostram que comer doces sem açúcar com um extrato obtido da raiz de alcaçuz reduz significativamente o desenvolvimento de cáries em crianças. 

Um bom exemplo disso fica na Holanda e na Escandinávia, onde os doces à base de alcaçuz são muito populares, o índice de cárie varia de 2 a 10%.

Alcaçuz para infecções respiratórias

O alcaçuz é usado como expectorante para aliviar a rouquidão e a tosse  – especialmente a tosse seca . A fitoterapia moderna recomenda seu uso também em doenças como:

Bronquite

Asma

Inflamação das amêndoas

porque tem propriedades diastólicas e antiinflamatórias.

Alcaçuz para úlceras gástricas e duodenais

O alcaçuz regenera a mucosa gástrica irritada e acelera a cicatrização das úlceras gástricas e duodenais , por isso a decocção da raiz desta erva é utilizada como coadjuvante no tratamento dessas doenças.

Prepare uma decocção:

Despeje meia colher de sopa de raízes de alcaçuz (cerca de 3,5 g) com um copo de água fria e cozinhe lentamente, coberto, por 5-7 minutos. Em seguida, a decocção deve ser deixada esfriar por 10-15 minutos e então coada. Recomenda-se beber decocção fresca e quente 2 vezes ao dia.

Alcaçuz protege o fígado

Os compostos ativos contidos no alcaçuz protegem o fígado. Eles previnem, entre outros doença hepática gordurosa , e também proteger contra os efeitos tóxicos de hidrocarbonetos e metais pesados.

A fitoterapia moderna recomenda o uso de alcaçuz como auxiliar no tratamento da hepatite viral e tóxica .

Texto originalmente publicado em poradnikzdrowie e adaptado pela equipe do blog Educadores.