Uma foto da natureza tornou-se um verdadeiro desafio visual pela confusão da imagem das listras, que não permite distinguir as zebras.
As listras são estonteantes e confusas: é a ideia da natureza. É por isso que ele dotou as zebras com este casaco especial: para que pudessem se confundir com a paisagem. Mas nesta foto, eles se tornaram um desafio visual.
Quantas zebras existem? Teremos que contar as pernas, as cabeças ou as orelhas, e mesmo assim ficamos com a dúvida. porque como se entrecruzam e suas linhas não permitem delinear bem os limites, não se compreende onde começa um e termina o outro.
Foi assim que esta foto, tirada ao acaso, se tornou um desafio visual que se tornou viral nas redes sociais.
O fotógrafo é o engenheiro mecânico aposentado Robert Holmwood, que capturou o momento em que um grupo de zebras pastava no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. “Todo mundo que vê, vê um número diferente de zebras”, disse o engenheiro, comentando a criação.
Holmwood explicou que tirou a foto durante uma grande seca e que conseguiu tudo de uma vez. A natureza intrigante do cartão postal fez com que fosse publicado no Daily Mail como uma verdadeira ilusão de ótica natural. As listras são enganosas, como neste vídeo, que mostra:
Mas o desafio visual dessa imagem foi fruto do acaso: ele só queria retratar as zebras. No entanto, ao revelar a foto, ele percebeu o quão enganoso era. As linhas cruzadas de um se parecem com o outro, tornando difícil estimar quantos animais há no cartão postal.
Mas há apenas um resultado correto: há quatro zebras. Se você viu um número diferente de animais, mostramos quais são verdadeiros: