Muitos pais têm o desejo de criar filhos independentes e autossuficientes, mas ainda existe uma cultura patriarcal de que a responsabilidade dos cuidados com alimentação e cozinha é exclusiva das mulheres, o que dificulta uma educação mais justa e confunde, muitas vezes, os próprios pais.
Renée Rodrigues, chef e nutricionista de São Paulo, está quebrando este estereótipo através da educação de seu filho Enzo. Ela ensinou Enzo a cozinhar, mostrando que a cozinha não é exclusividade das mulheres.
Ensinando os homens desde cedo que a cozinha não é tarefa exclusiva das mulheres, nós empoderamos as crianças e ajudamos a formar adultos mais conscientes e respeitosos. Além disso, cozinha é um lugar onde se pode aprender uma série de habilidades importantes, como cortar legumes, preparar alimentos básicos e criar receitas. É um local onde se cria responsabilidade, pois para tudo é preciso ter cuidado e zelo. E também, é claro, é um espaço que pode reunir a família e se divertir juntos!
Enzo, o filho de Renée, sente-se muito orgulhoso de seu crescimento. Ele aprendeu a cortar com segurança, fazer pequenos preparos e decorar pratos. Além disso, ele está crescendo em um ambiente que respeita a diversidade e que introduz os meninos em tarefas que ampliam a sua visão de mundo.
É um grande exemplo de educação!
Texto originalmente publicado em agrandeartedeserfeliz e adaptado pela equipe do blog Educadores.