O trabalho doméstico não é nada fácil, e parece ser infinito. Infelizmente é um dos trabalhos mais desvalorizados, embora seja um dos mais exaustivos.
Quando os filhos não cooperam, tudo fica mais difícil ainda. É o caso dessa mãe britânica que desabafou no fórum Mumsnet que estava cansada da falta de cooperação dos filhos de 10 e 13 anos.
“Meus filhos eram pequenos e meu marido trabalhava o dia todo fora de casa, então eu fazia todo o trabalho doméstico de limpeza, ia ao mercado, cozinhava e lavava roupa alegremente” contou a mãe.
Porém, após a pandemia, o pai das crianças passou a trabalhar em casa e os filhos do casal já estão grandes o suficiente para ajudarem nas tarefas. No entanto, ninguém se prontifica a mudar a realidade e tirar esse fardo das costas da mãe.
“Se eu perguntar o que as pessoas querem para o jantar na próxima semana, recebo um coro de “tanto faz”, mas no jantar alguém inevitavelmente reclamará sobre algo que não está do seu agrado. Ou se a lixeira está cheia eles apenas empilham coisas na tampa em vez de esvaziá-la. Ou simplesmente deixam os pratos sujos de lado, em vez de colocá-los na máquina de lavar louça.”contou.
Após diversas conversas, a situação muda por no máximo 2 dias e depois tudo volta a desandar. Um acontecimento foi a gota da água:
“Para dar um exemplo, eu coloquei a roupa limpa no quarto dos meus filhos e tudo o que eles precisam fazer era guardar no guarda-roupa. Em vez disso, a pilha de roupa limpa foi jogada no chão e depois misturada com a roupa suja. E vai ficar lá até apodrecer ou até que eu decida colocar de volta no cesto de roupa suja, para ser lavada novamente”, contou.
Texto originalmente publicado em refletirpararefletir e adaptado pela equipe do blog Educadores.