Para que as crianças aprendam matemática, é importante que elas estejam ativamente envolvidas, motivadas e críticas de si mesmas. O professor da educação infantil e séries iniciais precisa ter uma proposta de trabalho que auxilie a exploração de uma gama de ideias relacionadas a matemática, pois a matemática está em tudo. As crianças precisam descobrir, de uma forma divertida a relação entre grandezas, medidas, noções básicas de estatística, geometria, inclusão e correspondência termo a termo, ideias de conjuntos e seriação. A exploração deste vasto território deve deixar um rastro de quero mais, aguçar a curiosidade dos pequenos alunos acerca da matemática.
Os jogos são importantes para prender a atenção e ajudar a trabalhar as histórias matemáticas e os alunos descobrirão de forma lúdica onde mora todo o desafio. Lembro uma vez que uma pessoa visitando a minha casa, questionou porque eu tinha tabuleiro de xadrez e damas reciclado com papelão e, as peças eram compostas com tampas coloridas de garrafa. Ela disse que eu poderia comprar e ficaria muito mais bonito. Expliquei a importância da ressignificação dos materiais reciclados e que nem tudo precisa ser comprado para que a aprendizagem aconteça. Com meus alunos muitos jogos foram construídos ao longo da minha vida docente. Claro que há bons jogos à venda no mercado, mas alguns eu adquiri e adaptei juntamente com materiais reciclados sempre de acordo com a série que eu estava lecionando.
Sempre precisei usar da criatividade, mas hoje temos na internet muitos sites com ideias de todos os tipos e fica fácil se adaptar. Sei que estamos na era dos tablets, que também é uma importante ferramenta para o aprendizado, mas acredito que podemos sim, ensinar com material de sucata, desde que a forma com que for conduzida a aprendizagem seja significativa e divertida. Muitos professores não tiveram uma boa experiência com a matemática, enquanto foram crianças e acabam transferindo estes medo para o seu ensino. Mas somente é necessário um aprofundamento maior e a melhor coisa que tem é aprender a jogar primeiro. Aprender a jogar para depois ensinar. As vezes temos muitas turmas com alunos difíceis, que jogam as peças nos colegas, que destroem as coisas, que são hiperativos, mas cabe a nós, professores, procurar formar de inserir todos neste vasto mundo dos jogos de matemática.
Trouxemos muitas formas divertidas de ensinar a contar aos nossos alunos ou filhos!!
Direitos autorais da imagem de capa e matéria licenciada para o site EducadoresLive: pixabay