Já imaginou o poder de plantar sem necessitar da terra? Isso, numa primeira visão, parece impossível. Mas já há cientistas que pensam a respeito e estão encontrando alternativas.
A invenção surgiu no Japão: os cientistas criaram uma técnica que permite cultivar sem precisar de terra. Com isso, o Japão tem revolucionado a agricultura, pois a nova maneira de cultivo suspende não somente o uso da terra como também a mão de obra de tantos trabalhadores.
O cérebro por trás dessa novidade é Yuichi Mori, que se inspirou nas membranas usadas nos rins artificiais para criar filmes de polímeros. Nesses filmes é onde ocorre o crescimento das plantas, pois ele não passa de um hidrogel permeável que armazena o líquido e os nutrientes.
Os poros do polímero tem ação importante no cultivo: além de consumir 90% a menos de água que o sistema convencional, o método não exige a utilização de pesticidas e outros produtos químicos por que o polímero impede o crescimento de bactérias e vírus.
Além dessa invenção já surpreendente, Yuichi também pretende desenvolver o cultivo vertical que possua coleta automática, sem a necessidade de mãos humanas.
O que acha desse novo estilo de cultivo?
Texto originalmente publicado em contioutra e adaptado pela equipe do blog Educadores.