Embora muitas empresas e marcas estejam fazendo esforços significativos para tornar seus serviços acessíveis a todos, ainda há um longo caminho a percorrer. E nessa corrida, a Grécia parece ter chegado mais longe recentemente.
O país acaba de lançar um novo projeto para tornar as centenas de praias acessíveis a pessoas em cadeiras de rodas, instalando rampas de acesso feitas sob medida.
Em conferência de imprensa, os responsáveis pela iniciativa Praias Acessíveis indicaram que 147 das 287 praias do país já foram equipadas com o sistema Seatrac. Este último é um serviço gratuito de acesso não assistido às praias e ao mar para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Definida como um assistente tecnológico, a rampa mecânica permite acesso a estacionamentos, banheiros, espreguiçadeiras e até piscinas, graças a ferramentas especialmente projetadas para oferecer igualdade de acesso a todos.
A Seatrac também acaba contribuindo para a economia do país, visto que isso gera impacto positivo no seu turismo. No entanto, a instalação das instalações em todas as praias gregas terá exigido um investimento de 15 milhões de euros da União Europeia e de instituições nacionais.
Texto originalmente publicado em creapills e adaptado pela equipe do blog Educadores.