Responsabilidades e privilégios são dois aspectos que devem andar juntos em todos os momentos de nossa vida, e isso inclui a nossa infância. Como você ensina seus pequenos que cumprir deveres leva às conquistas? É importante que você esteja trabalhando isso neles, para que entendam que os privilégios chegam após esforços.
Vamos dar algumas dicas de como você pode fazer isso:
Dicas sobre o que responsabilidade é igual a privilégios
Comece desde cedo
Você não pode esperar que um adolescente assuma uma grande responsabilidade se você não os ensinou desde tenra idade a assumir tarefas adequadas à idade.
Deixe-os ajudá-lo a ganhar privilégios
Muitos pais não permitem que seus filhos interfiram nas atividades que realizam, mas se você deseja ter um filho responsável , uma boa prática é permitir que eles participem de atividades diárias como a limpeza e até mesmo o seu trabalho, quando possível. Dê-lhes pequenas tarefas que sejam fáceis e agradáveis para eles.
Mostre a eles como ser responsável
Dê-lhes os meios para que possam realizar suas tarefas com conforto. Se quiser que eles colham suas roupas, coloque uma cesta para eles fazerem.
Seja um bom modelo que ganha privilégios
Seu comportamento é o maior exemplo para eles realizarem as ações que você deseja. Faça-os entender que, como família, eles são uma equipe e que cada um de seus membros tem papéis importantes a desempenhar.
Tenha uma atitude positiva
Sempre dê a eles um incentivo verbal quando eles fizerem o que você pediu, isso fortalece a comunicação e transforma essa ação positiva em um hábito para a vida toda.
Controle suas expectativas
Cada tarefa deve ser pensada na idade e nas possibilidades da criança. É um processo que ocorre aos poucos e você não verá os resultados de um dia para o outro. Portanto, o melhor é reconhecer o progresso de seus filhos e aumentar aos poucos o grau de comprometimento em cada atividade.
Lidar com recompensas materiais de forma adequada
Pelo menos no início do processo, não é recomendado que você dê recompensas por cada boa ação. As recompensas podem fazer com que seus filhos ajam apenas esperando um prêmio e essa não é a ideia. Incentive-os afetivamente e, quando houver uma rotina de responsabilidade, você pode ocasionalmente dar uma recompensa tangível.
Ter rotinas bem estabelecidas
A ordem nas rotinas é uma das chaves para
podermos formar filhos responsáveis. Se todos souberem o que fazer em determinado
horário do dia, os resultados serão melhores e mais evidentes.
Estimula a independência
A única maneira de aperfeiçoar uma habilidade é através da prática. Se você o deixar fazer as tarefas que estão de acordo com suas condições, aos poucos ele aprenderá a confiar em suas habilidades e a ter um estilo de vida mais independente.
Deixe ele tomar decisões
Ao permitir que seus filhos escolham e decidam os aspectos que são relevantes para eles, você os ensina a analisar as consequências das situações e a revisar o que é mais conveniente para eles. Para as crianças mais novas, dê-lhes opções adequadas e permita-lhes escolher entre as possibilidades que apresentar.
Texto originalmente publicado em eresmama e adaptado pela equipe do blog Educadores.