Início Comportamento Falta de amor: ficam rastros no coração de uma criança

Falta de amor: ficam rastros no coração de uma criança

1620
0

Muitas vezes trata-se de filhos indesejados ou que chegam em tempos difíceis, ou mesmo casos em que embora os pais amem seus filhos, sentem que suas vidas foram roubadas e acabam perdendo o amor que um dia sentiram. Seja como for, o resultado é o mesmo: eles não são mais capazes de amar seus filhos plena e incondicionalmente.

O verdadeiro problema é que essa falta de amor não se manifesta apenas pela ausência de beijos, abraços e carícias, mas também deixa uma marca profunda nos pequenos.

Por serem tão pequenos, os filhos não entendem os motivos pelos quais não são amados, mas são inteligentes o suficiente para perceber a rejeição dos pais.

E é isso que, além de fazer com que se sintam mal, também afeta seu desenvolvimento emocional e cria um pano de fundo negativo na forma como se valorizam e se relacionam com os outros.

As 3 consequências da falta de amor nas crianças

Quando uma criança não é amada, ela fará tudo ao seu alcance para conquistar o coração de seus pais. E se ele não conseguir, vai se sentir culpado porque acha que a culpa é dele. E como se isso não bastasse, ele pode desenvolver um desamparo aprendido devido a esse sentimento de que não importa o que faça, não pode ser amado por seus pais.

Pior ainda é que esse sentimento de rejeição ficará gravado em sua mente e deixará uma marca que marcará a maneira como você percebe a si mesmo e ao mundo.

E, no entanto, ele ainda não possui as habilidades necessárias para expressar sua dor e tudo o que essa rejeição produz nele, o que muitas vezes se reflete em seu comportamento. Esses são alguns dos principais sinais que mostram quando uma criança não se sente amada por seus pais.

  1. Você desenvolve medos e fobias graves

Se uma criança cresce sentindo-se amada, ela se sentirá segura sabendo que seus pais a protegem o tempo todo. Mas se você não se sente amado, muitas vezes vê o mundo como um lugar ameaçador e incerto.

Nesses casos, é normal sentir-se sozinho e desamparado, com medo de tudo ao seu redor e das pessoas ao seu redor.

2. Demonstra comportamento impulsivo e ansioso

Muitas vezes acontece que uma criança que, apesar de tentar de tudo para conquistar o amor dos pais, não consegue, então não sabe como reagir nas situações do dia a dia.

Não importa o que faça, ele percebe que o resultado é sempre o mesmo, por isso não adquire padrões corretos de comportamento e age impulsivamente.

3. Mais velho fica triste o tempo todo

Sentir-se rejeitado não é nada agradável, muito menos para as crianças e se a rejeição for dos pais, o impacto emocional é muito maior.

Por isso é lógico que uma criança que não se sente amada fique triste, que não tenha interesse em novas aventuras ou em compartilhar atividades familiares.

E como não encontra motivos para a rejeição de seus pais, ele se fecha em si mesmo e cria uma barreira protetora para se proteger do ambiente, o que se torna uma profecia autorrealizável que o isola cada vez mais e acentua sua tristeza..

É comum então que a criança tenha maus comportamentos fora do lugar ou exagere em suas emoções. No entanto, você pode até tentar chamar a atenção com comportamentos regressivos, por exemplo, fazendo xixi na cama novamente.

Texto originalmente publicado em elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.