Não é novidade para muitas pessoas que os cães sentem a energia das pessoas. E como são amigos fiéis de seus donos, sempre se imaginou que eles também reconhecessem quem não tem boas intenções com seus donos.
Agora há um estudo que comprova essa teoria: feito pela Universidade de Kyoto, no Japão, o estudo contou com pesquisadores que dividiram 54 doguinhos em 3 grupos: No primeiro grupo um alimento foi oferecido por uma pessoa que se negou a ajudar o tutor do animal a abrir uma lata de comida. Porém, os animais poderiam escolher comida de outro humano que não participou da patifaria com a lata de comida – uma pessoa neutra.
No segundo grupo canino, o dog podia escolher entre receber alimento de um bom samaritano que ajudou o dono a abrir a lata de comida ou de uma pessoa neutra. E no terceiro grupo os animais podiam escolher entre duas pessoas que não tiveram nenhum contato com o tutor do cão.
No primeiro grupo, apenas um cãozinho aceitou a comida da pessoa que se negou a ajudar o seu humano. Já nos outros dois grupos os dogs não demonstraram preferencia por quem iria servir a comida. “Pela primeira vez, medimos como os cães fazem avaliações sociais e emocionais das pessoas, sem depender de seu interesse direto”, afirma um dos pesquisadores.
O estudo sugere que os cachorros são capazes de julgar um indivíduo com base em seu comportamento. Poucas espécies, como os humanos e os primatas, apresentam essa capacidade.
Cada vez mais devemos ficar atentos aos desafetos caninos!
Texto originalmente publicado em refletirpararefletir e adaptado pela equipe do blog Educadores.