Em alguns milhares de anos, nossa espécie transformou o planeta em um lugar cheio de poluição, morte e paisagens inóspitas que fazem todas as criaturas vivas, inclusive nós, sofrer e lutar para sobreviver.
Com as quarentenas causadas pelo Covid, nossa natureza pôde respirar um pouco e se recuperar dos desgastes causados pelos seres humanos. Mas há alguns projetos sendo desenvolvidos que também nos trazem um pouco de esperança.
Um desses projetos é o realizado por Malik Amin Aslam, Assessor do Primeiro-Ministro e Ministro Federal de Mudanças Climáticas do Paquistão. Ele compartilhou um vídeo em seu twitter sobre como era a Reserva Natural Balloki há um ano e o que parece agora, depois que a iniciativa governamental do tsunami de bilhões de árvores foi lançada em 2019.
O vídeo mostra uma terra estéril praticamente sem vegetação por quilômetros e agora parece uma área rica e próspera pavimentada com grama e árvores.
O projeto 10 bilhões de árvores do tsunami foi lançado e financiado pelo governo para promover o reflorestamento no Paquistão. Espera-se que, com essa iniciativa, se plante 10 bilhões de árvores em um período de cinco anos. Também querem atingir uma série de objetivos como aumentar a área florestal, reabilitar florestas degradadas, proteger áreas verdes e sua vida selvagem, além de criar empregos e muitas outras coisas.
Até agora, em 2020, foram plantados 20.798 hectares para atingir as metas. O Redd Monitor relata que um total de 350.000 hectares de árvores foram plantados atualmente e que o projeto também criou cerca de 3.500 espaços verdes em florestas estatais.
Texto originalmente publicado em nation e adaptado pela equipe do blog Educadores.