Início Curiosidades Empresários desenvolvem “couro vegano” à base de cactos

Empresários desenvolvem “couro vegano” à base de cactos

7914
0

Empresários mexicanos criam couro a partir de cacto

Cada vez mais produtos feitos à base de couro animal vêm sendo vistos de forma negativa. As opções sintéticas, normalmente constituídas de material plástico, liberam microplásticos quando ficam desgastadas. Sendo assim, opções à base de plantas fornecem novas possibilidades ao mercado. Uma delas é o Desserto, uma imitação de couro fabricada a partir de cactos, feita no México. Formulada por jovens empresários Adrián López e Marte Cázarez, o produto inovador é em parte biodegradável, respirável e possui uma durabilidade de até 10 anos.

Denominado de Desserto, este projeto usa como matéria-prima o nopal, um tipo de cacto achatado, com formato ovalado e bem famoso no México, onde existe em quantidade. A planta não necessita ser irrigada e não necessita de cuidados no seu período de crescimento. Para chegar ao produto final, os empresários, ambos de 27 anos, ficaram dois anos elaborando testes com o vegetal. Tecnologias encontradas em outros países, como as imitações de couro feitos com casca de maçã e folhas de abacaxi, serviram de inspiração.

Os empresários trabalharam para que a qualidade técnica fosse mantida e ainda assim fornecer uma alternativa cruelty-free, sem o uso de produtos químicos tóxicos ou PVC. “Nosso couro vegano de cacto é projetado e desenvolvido com intuito de atender aos padrões mais rigorosos da aeronáutica e até da indústria da moda”, esclarece o site oficial do projeto. Por ser “respirável”, consequência esta da sua composição orgânica, tem uma aparência muito próxima ao couro animal.

O produto é feito com base de nopal e algodão. O valor do metro custa em torno de US$ 25 e já ganhou admiração na feira de exposição de Milão, onde foi percebido como sendo um material perfeito para a confecção de itens de luxo.

A ideia dos mexicanos surgiu através de uma preocupação em comum: a poluição do meio ambiente. “Estávamos genuinamente interessados ​​em reduzir o impacto ambiental, por isso decidimos deixar nossos empregos e iniciar a Adriano Di Marti, uma empresa focada no desenvolvimento do Desserto”, afirmou Adrián ao Fashion United.

Apesar do sucesso, a dupla ainda está em fase de estudos e testes finais, antes do material ser definitivamente lançado no mercado.

Ideia incrível, você não acha?!

Fonte: metropoles