Além da crise econômica, a situação da pandemia nos trouxe muitos outros resultados e propõe que a sociedade reflita bastante nesse tempo de quarentena. Um destes resultados é a queda no número de interessados em adotar animais de estimação e, o mais doloroso: aumento no número de abandonos. Ambos ocorrem nesse momento na cidade de Londrina, PR.
Um dos motivos aparentes para a diminuição das adoções são as falsas notícias de que animais transmitem a doença.
“O pedido de resgate de animais com tutor aumentou consideravelmente, foi uma explosão, muitos acreditam que os animais são vetores da Covid-19″, comentou Bruna Reche, voluntária da ADA (Associação Defensora dos Animais) em entrevista ao portal Folha de Londrina.
Além disso, a crise financeira também auxiliou na piora de cenário. “Eu vi gente pedindo ajuda para dividir ração, vi pet shop fazendo campanha, a gente tem tantos protetores em Londrina, padrinhos e madrinhas e isso tem ajudado, porque é um ser vivo e abandono e maus-tratos são considerados crimes”, disse.
A SOS Vida Animal também tem recebido poucas doações e contribuição. Segundo eles, os poucos que ajudavam estão com receios relacionados ao futuro, optando por economizar o que podem nesse momento. A entidade recebe de 80 a 100 pedidos de ajuda diariamente, sendo a maioria pedidos para que busquem o animal. Esse aumento no pedido de ajuda faz a presidente temer um aumento ainda maior de abandonos.
“Já está acontecendo, a pessoa não saber o que dar de comer ao bichinho, prefere abandonar”, lamentou.
É importante ressaltar que Cães e gatos não pegam nem transmitem o covid-19.
Se você puder ajudar os cães que precisam, não hesite em fazer. As ONGS responsáveis estão realmente precisando de auxílio.
Texto originalmente publicado em anda e adaptado pela equipe do blog Educadores.