Os filhos devem honrar os seus pais
Muito se tem falado sobre o abandono dos filhos por parte dos pais. Eu mesmo estou escrevendo sobre isto num livro que será publicado em breve pela editora Trinitas, cujo tema geral abordará a crise de paternidade. Contudo, é inegável o fato de que o inverso também tem acontecido, isto é, os filhos têm abandonado “ao deus dará” os seus pais.
Outro dia, eu soube de um caso que exemplifica isso. Um rapaz que se formou em direito e tornou-se muito bem-sucedido profissionalmente abandonou sua mãe na “rua da amargura”. A questão é que a sua genitora trabalhou como uma condenada para que seu filho se formasse. Contudo, quando isso aconteceu e o rapaz começou a ganhar dinheiro, ele se esqueceu de sua mãe, deixando-a, inclusive, passar necessidade.
Pois é! Infelizmente não são poucos aqueles que tratam seus pais como um peso. É lamentável que exista um número considerável de filhos que prefira deixar os seus genitores em dificuldades financeiras a ajudá-los, socorrendo-os em suas lutas e problemas diários.
Ora, as Escrituras ensinam que os filhos devem honrar os seus pais (Êxodo 20:12).
Ouso afirmar que honrar os pais não é uma opção, mas mandamento para aqueles que seguem Cristo (Efésios 6:1-4).
Em Provérbios, somos ensinados que os filhos devem ouvir seus pais e não desprezar sua mãe quando ela envelhecer (Provérbios 23:22).
E Paulo, ao escrever a Timóteo, ensina que, se alguém não cuida de seus parentes, especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente (1Timóteo 5:8).
E você? Como tem lidado com seus pais? Será que os abandonou? Será que está sendo ingrato para com aqueles que o sustentaram e cuidaram de você?
Honrar pai e mãe significa mostrar respeito, gratidão, apoio e, às vezes, ajudar financeiramente.
Lembre-se: honrar os pais nem sempre é fácil, mas a Palavra de Deus é clara ao dizer que a prática de socorrermos e cuidarmos daqueles que nos geraram agrada e glorifica a Deus!
FONTE pleno.news