Início Curiosidades Duas novas espécies de árvores frutíferas na Mata Atlântica são descobertas

Duas novas espécies de árvores frutíferas na Mata Atlântica são descobertas

1278
0

Analisando amostras coletadas coletadas em áreas de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro, duas plantas chamaram a atenção de pesquisadores. Eles acharam que pudesse ser alguma espécie ainda não descoberta. Então resolveram pesquisar mais profundamente, com trabalho em campo.

Os pesquisadores então visitaram algumas áreas protegidas nos municípios de Niterói e Maricá, no litoral fluminense. O resultado disso é a descoberta de duas novas espécies de árvores frutíferas: a uvaia-pitanga (Eugenia delicata) e a cereja-amarela-de-niterói (Eugenia superba).

A uvaia-pitanga, na imagem abaixo, tem frutos alaranjados e azedos. Sua árvore possui um tronco de 12 metros de altura e a floração das pétalas brancas ocorre entre os meses de maio e setembro.

Já a árvore da cereja-amarela-de-niterói tem por volta de 15 metros de altura, dando frutos amarelados que amadurecem a partir de janeiro.

Ambas foram localizadas em áreas do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Parque Natural Municipal de Niterói, Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia e na Área de Proteção Ambiental do Morcego, da Fortaleza de Santa Cruz, dos Fortes do Pico e do Rio Branco.

Essas espécies, no entanto, são consideradas ameaçadas de extinção. No artigo científico em que se relata a descoberta, os pesquisadores afirmam terem encontrado em pequenos números, em fragmentos de florestas.

Texto publicado em conexaoplaneta, escrito originalmente pela jornalista Suzana Camargo e adaptado pela equipe do blog Educadores.