Saiba como identificar a idade “humana” do seu gato
A maioria dos donos de gato acredita que um ano para o animal, equivale a sete anos humanos. Porém, esse cálculo está errado.
Ocorre que os felinos evoluem de forma muito rápida nos seus primeiros anos de vida e depois disso, eles envelhecem mais lentamente. Para você entender melhor, o primeiro ano do felino equivale a 15 anos humanos. Sendo assim, com um ano, o gatinho já é um “adolescente”.
Quando ele atinge 2 anos de idade, sua idade humana equivalente a 24 anos. Depois disso, cada ano felino equivale a cerca de quatro anos humanos. Por exemplo: se seu “filho” tem 4 anos de idade, é como se ele tivesse 32 anos!
Você pode acompanhar a idade do seu gato pela tabela abaixo:
“E se eu não tiver certeza sobre a idade do meu gatinho?”
Muitas pessoas adotam gatos já na fase adulta em abrigos e fica complicado saber a sua idade real. Todavia, um veterinário muito experiente pode definir quantos anos o gatinho tem através das características do seu corpo.
Exemplo: os dentes “de leite” aparecem inicialmente a partir da terceira semana, sendo substituídos pelos “permanentes” quando os felinos atingem entre 3 e 4 meses. Depois do segundo aniversário, os dentes começam a ficar amarelados. E quando chegam perto dos 4 anos eles já apresentam acúmulos de tártaro e gengivite.
Outro indício de idade pode ser dado através da pelagem. Quanto mais jovem o gato é, mais macio são os seus pelo. Com o envelhecimento, os pelos podem ficar manchados, além de ficarem mais grossos. Quando atingem 7 anos, os gatos podem ser considerados idosos e começam a apresentar problemas como artrite.
Com uma idade ainda maior, seu miado começa a ficar mais rouco e seus olhos manifestam uma camada nublada – e isso tudo pode ser identificado pelo veterinário.
Todavia, se o seu gato for bem cuidado, ele pode viver muito tempo, mesmo na velhice. Os gatos que vivem dentro de casa, por exemplo, podem chegar a até 20 anos de idade! Porém, é importante ficar sempre atento ao seu estado de saúde.
Fonte: megacurioso