Todo mundo já ouviu o discurso do bem vinculado a preocupações com nossas crianças. Pessoas estão cada vez mais dizendo palavras bonitas e cada vez menos colocando em prática os bons atos. Isso se vê claramente quando se trata dos mais necessitados: não interessa muito o quão novo seja a pessoa, se ela mora na rua a visão já muda completamente.
Por outro lado, há quem passa por essas pessoas mais vulneráveis e procuram documentar a indignação que sentem ao presenciar momentos desumanos de pobreza e desconforto. Esse é o caso de Jem Villomo.
Jem vive em Manilas, Filipinas, e documentou em seu perfil no facebook uma cena triste e ao mesmo tempo de muito amor e compaixão: uma criança sem-teto dormia na calçada abraçada ao seu fiel cão.
“O garoto com o cachorro mora na rua, implorando por comida para ele e seu cachorro na área de Edsa Shaw Blvd, em Manila. Eu não sei muito sobre ele e lamento naquele dia que não tivesse dinheiro comigo para dar a ele”. Publicou Jem.
Obviamente a foto teve grande repercussão. Após o apelo de Jem, muitos tomaram medidas para relatar o caso ao Departamento de Bem-estar social e Desenvolvimento, que trata de adoção de menores em Filipinas. A imagem comovente trouxe algumas questões a serem refletidas, como as condições de moradores de rua e como nós, pessoas bem de vida, podemos agir em prol desses garotos que procuram a serenidade abraçados ao melhor amigo de quatro patas.
Esperamos que logo, logo o menino encontre uma família que o abrigue e que o cachorro possa seguir junto dele em momentos mais felizes.
Texto originalmente publicado em olhaquevideo e adaptado pela equipe do blog educadores.