Muitos pais entendem que as crianças são desatentas por natureza, afinal elas não devem ter nenhum tipo de preocupação e responsabilidade que não esteja de acordo com a sua idade. No entanto, quando chega a época de escola, essa desatenção precisa ser combatida, visto que isso pode prejudicar o desenvolvimento da criança.
Mas como combater? Em primeiro lugar você deve entender quais as razões para ela estar desatenta. E nem sempre isso tem a ver com a simples natureza e idade da criança. Existem sim motivos mais sérios por trás. Descubra aqui quais são eles.
Por que uma criança pode ser desatenta e distraída
Hiperatividade
Identificar a hiperatividade é fácil. Observe por 10 a 15 minutos e ficará claro. A criança ficará mais ativa do que seus colegas, não conseguirá ficar parada por alguns minutos. Crianças hiperativas são constantemente distraídas por qualquer coisinha (um carro passou, um cachorro latiu, etc.).
Falta de atenção
Freqüentemente, as crianças não recebem atenção suficiente e começam a atrair mamãe e papai por qualquer meio. Eles começam a intimidar, brigar, tirar notas ruins e fazer outras “pegadinhas” para que seus pais (ainda que de forma negativa) reajam a ele e prestem atenção nele. Antes de ir a um psicólogo, você deve primeiro olhar para si mesmo.
Cargas exorbitantes
Tentando fazer de seu filho um prodígio, os pais, além da escola, matriculam seus filhos em várias atividades extraclasse. E às vezes tal carga é insuportável para a psique da criança. O corpo fica cansado, o sistema nervoso está esgotado. Como resultado ficam facilmente distraídos. A criança precisa sentir o gostinho da infância, e descansar bastante.
Falta de motivação
É ainda mais difícil para as crianças se motivarem. A maioria deles não entende por que eles têm que assistir a aulas chatas em vez de brincar com os amigos agora. Então eles voam em fantasias e se distraem. A distração e a desatenção não são um distúrbio ou uma doença. Basta que um pai ou professor faça certos esforços e a distração desaparecerá.
Como superar a distração e a desatenção em uma criança
Os adultos é que devem trabalhar nessa questão, pois as próprias crianças não conseguirão sozinhas dar conta disso. Em alguns casos, pode ser necessária a ajuda de especialistas – um psicólogo ou neuropatologista. Eles ajudarão a corrigir o comportamento da criança e darão conselhos valiosos aos pais. Não feche os olhos para isso, pois a desatenção pode ser causada por algum transtorno mental ou problema de saúde, também.
Uma das dicas interessantes para os pais é criar uma rotina diária: O cronograma pode incluir todas as coisas importantes e tarefas que precisam ser feitas. O ideal é que seja agendado a tempo, para que o bebê entenda o que e quando o espera.
Texto originalmente publicado em kreativlife e adaptado pela equipe do blog Educadores.