Limpar a casa é realmente um ato que depende de cada um de nós. Mas existem algumas plantas que podem nos auxiliar nisso, limpando o ar que entra nas nossas casas. Vamos conferir?
Azaleia
Esta planta pode ajudar a filtrar o ar da sua cozinha, principalmente se você usa bastante produtos químicos de limpeza, que são tóxicos para o ambiente.
Hera Inglesa
Uma pesquisa descobriu que ela é útil na eliminação de partículas de matéria fecal no ar. Também é boa para família com fumantes, pois ela tem capacidade de absorver substâncias cancerígenas do fumo passivo e ajuda a purificar pequenas áreas.
Lírio da paz
É especializado na remoção de esporos de fungos. É uma planta que não exige muita água nem sol para viver, e além disso pode apresentar belas flores que auxiliam no quesito decoração. Mas atenção: Se você possui ou vive com gatos, o Lírio da Paz é extremamente tóxico para gatos se eles o consumirem
Palmeira-areca (ou Palmeira-bambu)
É reconhecida como uma das melhores na filtragem de benzeno e tricloroetileno, os quais podem se infiltrar regularmente em espaços habitáveis.
Aglaonema
Nesse caso, é interessante a sua eficácia: quanto mais tempo a planta passa em um espaço, mais eficaz se torna na remoção dos poluentes do ar e das toxinas da área. Ela, assim como o lírio da paz, pode alegremente existir mesmo em um cenário de pouca luz e frequentemente florescer.
Aloe Vera (ou Babosa)
Rico em vitaminas A, C, E, B1, B2, B12 e muito mais, o gel contido nas folhas de Aloe Vera pode ser utilizado eficazmente para ajudar a curar cortes e queimaduras. Além disso, ela também tem sido associada para ajudar com desintoxicação, alcalinidade, digestão, sistema imunológico, saúde da pele e muito mais. Parece ótimo!
Sardinheiras, Gerânios ou Pelargonium
Essa bela flor remove odores indesejados, mata as bactérias e também ajuda a manter as traças longe.
Gravatinha
A gravatinha requer luz natural, mas não deve ser exposta diretamente ao sol. Elas sequestram o monóxido de carbono, por isso são ótimas para ficarem na cozinha.
Falsa-seringueira – Ficus elastica
De todas as plantas testadas, o Ficus obteve a melhor pontuação na eliminação de toxinas e contaminantes dentro das casas. Além disso, ela é super resistente: sobrevive e propsera em ambientes com muito menos luz e temperatura muito mais baixa do que outras plantas;
Espada-de-são-jorge – Sansevieria trifasciata
Ela suga o dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite, ajudando as pessoas a dormir melhor. Por isso, muitos gostam de tê-la no quarto ou sala de estar.
Texto originalmente publicado em revistasaberesaude e adaptado pela equipe do blog Educadores.