É isso mesmo, acredite: uma cidade na Alemanhã foi construída com diamantes! A cidade é a de Nördlingen e, embora não seja visível o número maciço existem 72 mil toneladas de diamantes microscópicos espalhados pelos edifícios da região.
Mas quem teve essa ideia?
A verdade é que não houve ninguém com essa ideia. O fenômeno se deu por conta de um pequeno asteroide.
Pesquisadores dizem que o asteroide atingiu a região há cerca de 15 milhões de anos atrás, deixando para trás uma cratera de 14 km (no próprio local de onde fica Nördlingen). De acordo com o estudo final, os diamantes foram formados devido à velocidade de colisão entre asteroide e planeta Terra.
“Assumimos que o asteroide era rochoso com um peso de [aproximadamente] três bilhões de toneladas”. Disse a geóloga e vice-diretora do Museu Ries Crater, Gisela Pösges.
Até 1960, grande parte das pessoas acreditava que a depressão onde foi construída a cidade era uma cratera vulcânica. Por mais de 10 anos fizeram estudos para comprovar a ideia do asteroide.
Na cidade, agora, há vários espécimes de asteroides e diamantes em exibição. Mas essa não é a única cidade feita de diamantes: em Berlim e Munique há edifícios de suvenito.
Texto originalmente publicado por fiquesabendo.org e adaptado pela equipe do blog educadores.