Conheça os incríveis benefícios de ingerir a bebida fermentada de beterraba
Existe uma bebida fermentada, feita com beterrada, de origem russa, que é capaz de auxiliar pessoas que sofrem com esteatose, pressão alta, diabetes e alguns tipos de tumores.
Na Índia, as pessoas ingerem grandes quantidades de bebidas fermentadas desde os tempos antigos. O Kanji, por exemplo, é uma bebida fermentada tradicional da região de Punjab que tem pouca semelhança com o fermento russo de beterraba. Normalmente é bebido para melhorar a digestão.
Kanji e Tandai são alimentos e bebidas diferentes, porém comuns na Índia. Eles estão presentes na mesa indiana diariamente.
Nosso intestino necessita do equilíbrio certo de variedade de bactérias para que possamos ter bem-estar físico, mental e emocional. Além dos probióticos, as beterrabas fermentadas possuem alguns benefícios que as beterrabas cruas ou cozidas não.
A beterraba é famosa pela sua capacidade de purificar o sangue e o fígado. Após o processo de fermentação, porém, ela também fortalece a saúde do coração, diminui a pressão sanguínea e limpa as paredes dos vasos sanguíneos. A betaína, presente na beterraba, reduz a inflamação. Nela também são contidas propriedades imunoestimulantes e anticâncer. Os fitonutrientes, possuem um poderoso efeito anticâncer. Além disso, o extrato de beterraba é utilizado no tratamento de câncer de pâncreas, câncer de mama e câncer de próstata.
A beterraba fermentada melhora a imunidade devido ao seu alto teor de vitamina C, fibra, potássio e manganês, enquanto os pigmentos de betalina, enxofre e aminoácidos nas beterrabas são responsáveis pelo rápido processo de purificação do organismo. A beterraba possui grande quantidade de ácido fólico, o que diminui os riscos de derrame.
Kanji – uma receita para uma bebida fermentada de beterraba
Ingredientes:
– 1 colher de sopa de sementes de mostarda, marrom ou preta.
– 4 ou 5 cenouras, descascadas.
– 1 beterraba grande, descascada.
– 6 ou 7 copos de água purificada.
– 1 colher de sopa de sal marinho refinado.
Triture as sementes de mostarda. Corte cenouras e beterrabas em pedaços longos. Misture todos os ingredientes em uma jarra de vidro e cubra com uma tampa.
Deixe o frasco em local ensolarado por pelo menos uma semana, mexendo o conteúdo todos os dias com uma colher de pau higienizada. Quando estiver pronto, coe a bebida, mas não descarte os legumes. Você pode consumi-los separadamente. Beba meia xícara de chá todos os dias.
Destacamos que a beterraba vermelha deve ser usada com cautela por pessoas com pedras nos rins, doença hepática grave e por pessoas que sofrem de hipotensão.
Além disso, é essencial que você consulte o seu médico antes de ingerir a receita acima.
Fonte: lekuva