Umidade, mofo e poeira podem danificar rapidamente os revestimentos da sua casa. Com o tempo, o rejunte de cerâmica pode escurecer e ficar sujo, dando ao ladrilho uma aparência desleixada.
Para combater manchas de calcário, umidade e mofo, as juntas dos ladrilhos devem ser limpas de maneira ideal. Aqui estão algumas dicas e avós que permitirão que você limpe suas juntas e tenha ladrilhos limpos como novos.
Dicas da vovó para limpar as juntas dos ladrilhos
1. Vinagre branco
Muito eficaz para limpar todos os cômodos da casa, o vinagre branco é imprescindível. Para desinfetar o chão, dissolver o calcário, eliminar mofo ou dar brilho a diversas superfícies, este limpador é formidável.
Mergulhe uma escova de dentes velha em vinagre branco e esfregue as juntas dos ladrilhos. Deixe o produto agir por cerca de dez minutos antes de limpar.
2. Bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio
O bicarbonato de sódio é um escudo contra manchas. Desengordura, combate o calcário e desobstrui as manchas mais resistentes.
Para remover a sujeira entre as juntas dos ladrilhos, basta misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de água oxigenada.
Aplique o produto nas articulações e esfregue com uma escova de dentes velha ou um pincel.
3. Uma mistura de bicarbonato de sódio e detergente líquido
O bicarbonato de sódio é um produto multifuncional que você pode usar todos os dias. Prepare uma mistura de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de detergente para limpar as juntas.
4. Suco de limão
Assim como o vinagre branco, o suco de limão é um dos truques de limpeza doméstica mais eficazes. Misture o suco de um limão e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio até obter uma pasta.
Espalhe a pasta nas juntas e depois esfregue com uma escova de dentes. Enxágue e deixe secar ao ar.
Texto originalmente publicado em savoir-tout e adaptado pela equipe do blog Educadores.