O café revigora e atua no coração e nos vasos sanguíneos.
Fatos óbvios em que poucas pessoas pensam.
O debate sobre o efeito revigorante do café não cessa, tanto entre os médicos quanto entre as pessoas comuns.
O café revigora
A cafeína é realmente revigorante porque aumenta o tônus mental e físico. Ao mesmo tempo, a eficiência aumenta, a sonolência diminui e a fadiga é removida. A norma permitida de café para um adulto e uma pessoa saudável é de 300 mg por dia. Mas grandes doses de cafeína esgotam o sistema nervoso, o que leva ao resultado oposto – fadiga, inibição do cérebro e aumento da irritabilidade.
Ajuda na concentração e dá energia
A cafeína também é um potente estimulante psicoativo. Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e gera uma série de reações químicas que faz com que ele trabalhe mais rapidamente, melhorando seu humor, energia, memória, tempos de resposta e funcionamento cognitivo geral.
Combate a depressão e também deixa você mais feliz
A dopamina não previne só o Mal de Parkinson, ela é um neurotransmissor fortemente ligado ao sentimento de prazer e felicidade. Isso explica porque pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm uma chance 20% menor de ter depressão e 50% menos propensos a cometer suicídio.
Como a bebida atua no coração e nos vasos sanguíneos
A cafeína contrai os vasos sanguíneos, o que é sem dúvida benéfico para pacientes hipotônicos. No entanto, em pacientes hipertensos, a pressão aumentará ainda mais, e o entupimento com a idade e os vasos estreitos não levarão sangue suficiente ao músculo cardíaco, o que provoca insuficiência cardíaca. Não é recomendado beber café para pessoas com patologias cardíacas.
Ótima fonte de antioxidantes
O café é um antioxidante natural que protege a pele do efeito dos radicais livres que causam envelhecimento prematuro. O corpo humano absorve mais nutrientes do café do que de outras fontes populares de antioxidantes como frutas e legumes; parece difícil de acreditar mas é verdade, o bom e velho café sai na frente nessa!
O artigo é apenas para fins informativos. Se você tiver alguma dúvida, contate o seu médico.