O americano Steven Nava começou a perceber uma coisa estranha: todos os dias, fazia chuva ou sol, ele encontrava um carro parado sempre no mesmo lugar com um homem idoso dentro. Depois de algumas semanas ele finalmente concluiu que aquele só podia ser um homem sem lar que estava vivendo dentro do carro. Mas o mais chocante vem agora: ele percebeu que o senhor era seu professor do ensino médio, José Villaruel.
Steve abordou José e quis entender o que estava acontecendo. idoso de 77 anos contou que, por causa da pandemia, havia ficado sem uma casa para morar e estava com dificuldades de se reerguer. Ele já vinha vivendo no carro por um ano inteiro.
Comovido, Steve entregou ao seu antigo professor 300 dólares para ajudar nas despesas. Emocionado pela atitude do aluno, José o abraçou com lágrimas nos olhos.
Para ajudar mais o idoso, Steve usou o twitter para contar a história de José e abrir uma vaquinha. A meta inicial era 15 mil dólares, mas Steve encerrou a campanha com 27.480 dólares arrecadados, equivalentes a mais de R$ 154 mil.
O professor contou que essa experiência ficará marcada para sempre na memória. E aconselhou os alunos a continuarem em frente, apesar das dificuldades.
Texto originalmente publicado em refletirpararefletir e adaptado pela equipe do blog Educadores.