Início Comportamento Parentes prejudiciais: você deve remover de sua vida sem remorso

Parentes prejudiciais: você deve remover de sua vida sem remorso

709
0

Os laços familiares, em teoria, deveriam durar para sempre. Ou pelo menos é isso que a sociedade insiste em ensinar. Amar pais e irmão é como uma obrigação, e respeitá-los é um dever. Mas isso nunca deve ser incondicional, afinal amor e respeito devem ser merecidos.

Mesmo assim, são muitas as famílias que passam imagens diferentes do que verdadeiramente são. Algumas pessoas nocivas causam muito mais danos à família do que outras. Às vezes, aquela pessoa que deveria te amar e te desprezar é a que mais te machuca. Mas você não veio ao mundo para sofrer, certo?

Sangue não faz família

O sangue não é o que define a família. Proteger e estar sempre ao seu lado é um vínculo muito mais forte. Mãe ou pai é apenas um título vazio quando não reflete as atitudes. Portanto, se você tiver que ir embora, não se sinta mal. Se você tem razões fortes é perfeitamente válido fazê-lo, afinal, ninguém deve ficar onde não se sente confortável.

Lembre-se que, como toda perda, você deve processá-la e trabalha-la. Assuma a dor sem escondê-la. Mas, acima de tudo, você deve aprender a perdoar o mal que lhe foi feito. Se você não foi tratado adequadamente, também não deve pesar em sua consciência. Não é sua culpa o que os outros arrastam em suas vidas.

Você deve aprender a conviver com essa dor e a perdoar aqueles que o feriram. E também você mesmo.

Texto originalmente elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.