Ensinar seu filho a cozinhar, faça ele entender que lavar a louça não dói, que ele precisa saber todos os afazeres de casa para futuramente ter uma esposa companheira, pois a esposa não é e jamais será uma empregada. Uma esposa merece um marido dedicado e que assuma as mesmas responsabilidades que ela, e seu filho aprenderá isso com você.
Ensine seu filho que não “se ajuda” uma mulher nos afazeres. Pois Pois mulher nenhum precisa de ajuda, e sim de um parceiro, companheiro. Não se ajuda a mulher a limpar a casa, pois o homem também vive ali, portanto é dever dele limpá-la. Não se ajuda a mulher a cozinha pois, se quer comer, é necessário que se cozinhe.
Quem pensa diferente, pensa que a mulher deve servir ao homem desta forma, ainda que não perceba esse pensamento. E essa falta de percepção vem essencialmente da cultura, onde as mulheres são automaticamente ensinadas, desde pequenas, a seguir a tradição, a seguir a linha que sempre seguiram, de geração a geração.
Ensine os filhos desde pequeno que suas obrigações devem ser as mesmas das suas esposas. E que assumindo elas, conseguirão ser ótimos parceiros de vida, justos, independentes e decentes.
Texto originalmente publicado em portalraizes e adaptado pela equipe do blog Educadores.