Vamos ser sinceros: nem somos máquinas que podem permanecer constantemente em processo. É normal que nos sintamos cansados ou que, em determinados momentos, percebamos que estamos com menos energia.
Às vezes estamos no meio de tantas coisas que sentimos que “não podemos parar”, e então cometemos um grave erro: ignoramos ou, melhor, fazemos surdos ao que nosso corpo e mente nos informam .
Portanto, não acumule fadiga. Preste atenção a esses sinais que podem avisá-lo de que você está exausto e, se necessário, faça uma pausa.
SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ EMOCIONALMENTE CANSADO
Você se sente irritado
Um dos sinais mais óbvios de que você está mentalmente ou fisicamente exausto é que tudo o está incomodando. Um ruído distante, uma luz, um comentário, qualquer coisa pode te deixar de mau humor. Como quando você era criança e uma birra pode indicar que você precisava tirar uma soneca. Algo em seu corpo sinaliza que é hora de descansar. Preste atenção nele.
Chega tarde
Se você trabalha muito e ainda sente que não chega, faça uma pausa. Talvez você não esteja administrando bem sua energia porque nunca a recupera totalmente.
Não há nada que combine com você
Quando você está exausto, nada provavelmente o divertirá ou será útil. Tudo o que você quer é se desconectar de tudo e descansar. Bem, ouça porque senão nada de bom sairá da energia que você está colocando nas coisas.
Voce tem problemas para dormir
Por mais contraditório que possa parecer, se você estiver mentalmente exausto, o sono pode não ser tão restaurador. Porque você está estressado ou ansioso e precisa acalmar seus pensamentos. Praticar exercícios de relaxamento ou meditação pode ajudá-lo. Mas se você sentir que precisa de algo mais radical, tire um ou dois dias do seu celular e descanse.
Você chora
Se você está sobrecarregado e exausto, pode chorar com mais frequência e, na verdade, sem motivo aparente. Porque seu corpo precisa baixar e relaxar. Não chegue a este ponto; Dê a si mesmo o descanso que você merece de antemão.
Esperamos que você não tenha esses sinais, mas caso tenha, desejamos uma boa recuperação! Cuide-se.
Texto originalmente publicado em bioguia e adaptado pela equipe do blog Educadores.