Você já pensou que, enquanto palavras odiosas podem destruir a alma, palavras amorosas, que vêm do mundo da afeição, podem curar as feridas mais profundas?
O amor é uma linguagem e vem acompanhado de muitas palavras e expressões: “eu te amo muito”, “cuide-se”, “você parece muito bem”, “avisa quando chegar”, “estou com saudades”, “Estava à espera da tua mensagem”, “tu és muito importante para mim”, “quero estar contigo”. Olhando sem dar muita importância, você pode até enxergar apenas palavras, mas os afetos expressos em cada uma delas alimentam a alma.
Não tenha medo de palavras afetivas
É um mal social da atualidade não querer usar palavras afetivas porque, na cabeça das pessoas, expressam fraquezas. Mas isso não é verdade, muito pelo contrário: expressam força, porque essas palavras nos mantêm saudáveis e nos ajudam a espalhar a cura nos corações mais feridos.
Não tenha medo de dizer à sua amiga “você está linda”, porque talvez ela tenha ficado tão preocupada com sua aparência que não se sente assim. Não tenha medo de dizer “Adoro a sua atitude, a forma como enfrenta cada problema, aprendo muito com você”, porque às vezes as coisas não são tão fáceis para essa pessoa e podem ser motivadas pelas suas palavras.
Menos críticas e mais carinho
A crítica é boa porque nos ajuda a melhorar como sociedade. No entanto, estamos tão saturados de críticas duras, aquelas que dizem mais sobre o ego de quem critica do que propriamente sobre uma forma de ajudar você a evoluir. Essas críticas faz com que esqueçamos as palavras de carinho, aquelas que realmente nos motivam a seguir em frente.
Quando uma pessoa só recebe críticas, não importa de onde vêm, não importa se você a protege sob o “te digo porque te amo”, ela não será capaz de reconhecer o bem que há nela porque sua visão de si mesmos é apenas negativa.
É por isso que as palavras de carinho valem ouro nos dias de hoje em que todos têm o que criticar. Como as palavras de amor trazem identidade às pessoas, elas lhes dizem quão bom e valioso há nelas e as motivam a fazer mudanças no resto das coisas que são um pouco tortas em sua personalidade ou aparência.
E não se trata de ser falso e extremamente positivo. Ninguém pode dar o que não tem por dentro, então para dar palavras de amor que realmente nutram a alma de quem está ao seu redor, dê a si mesmo palavras de amor todos os dias que te ajudem a se levantar com coragem e enfrentar todas as adversidades.
Texto originalmente publicado em gutenberg.rocks e adaptado pela equipe do blog Educadores.