Existem poucas coisas na vida tão dolorosas quanto descobrir que seu cônjuge está traindo. A dor da traição e os sentimentos de que você não era bom o suficiente podem deixar uma cicatriz para o resto da vida. Quando você sabe que seu parceiro foi infiel , como você enfrenta um trapaceiro com segurança?
DEZ DICAS PARA A MANEIRA CERTA DE ENFRENTAR UM TRAPACEIRO
1. REÚNA SUAS EVIDÊNCIAS
Que prova você tem de que seu cônjuge foi infiel? Há mensagens de texto, e-mails? Você deve reunir todas as evidências para mostrar a eles que você fala sério antes de ter uma conversa tão séria. Nunca vá ao “tribunal” sem qualquer evidência, pois coisas circunstanciais não são suficientes para “condená-los”.
2. OBTENHA SUPORTE
Depois de ter suas evidências, é melhor conversar com um amigo ou conselheiro de confiança. Lembre-se de que os conselheiros já passaram por esse tipo de coisa muitas vezes com outras pessoas. Eles podem ajudar a dar-lhe as palavras certas para que você lide com essa situação com tato.
3. AVALIE O QUE DESEJA DA SITUAÇÃO
Como você quer que as coisas acabem? Se seu cônjuge está te traindo , você quer que ele faça as malas e vá embora, quer ir ou quer trabalhar nas coisas? Ajudaria se você reservasse um tempo para avaliar o que deseja da situação.
4. MANTENHA SUAS EMOÇÕES SOB CONTROLE
Muitas pessoas perdem o controle e querem confrontar alguém assim que descobrem. No entanto, é melhor esperar um pouco e controlar suas emoções antes de enfrentar um trapaceiro. Se você for uma bagunça emocional ao tentar ter uma conversa séria, as coisas podem piorar muito.
5. NÃO SE AUTO-MEDICAR
Claro, esta será uma das conversas mais desafiadoras que você terá em sua vida. No entanto, se você usar álcool ou outros medicamentos para enfrentar um trapaceiro, só piorará as coisas.
6. VÁ PARA ALGUM LUGAR PRIVADO PARA CONVERSAR
Agora que você tirou todas as coisas preliminares do caminho, está pronto para confrontar seu parceiro. Se você tem filhos em casa, precisa ter essa conversa em outro lugar. Se houver a possibilidade de que eles se tornem violentos, discuta o assunto em público.
7. DECLARE OS FATOS
Quando você confronta um trapaceiro, você sempre começa com os fatos. Use as evidências concretas. Você deve mostrar a eles o que você sabe. Se você começar com suspeitas, elas provavelmente o fecharão e dissiparão seus medos.
8. NÃO DEIXE QUE ELES LIGUEM ISSO A VOCÊ
Gaslighting é um termo comumente usado hoje para descrever uma pessoa que vira sua culpa para os outros. Também pode ser um comportamento egoísta, de acordo com estudos . É bastante comum que uma pessoa pega trapaceando para tentar enganar a outra pessoa.
Se eles começarem a mudar as coisas e culpá-lo por ser o trapaceiro, você deve encerrar a conversa. Eles estão tentando iludi-lo como seu cartão de “saia da prisão livre”. Você não precisa dessa dor em cima da outra dor que está sentindo.
9. DESCUBRA POR QUÊ
Como uma pessoa que foi traída, você tem o direito de determinar por que ela cometeu esse ato. Há algo em você que não funcionou mais para eles ou é uma crise da meia-idade que estão enfrentando? Você merece saber as razões por trás de suas ações, não importa o quão doloroso seja.
10. REAVALIE O QUE VOCÊ DESEJA
Agora que você teve a conversa e eles falaram em paz, é hora de reavaliar. Você entrou nesta conversa pensando que queria que as coisas dessem certo, mas ainda quer o mesmo resultado? Você pode mudar assim que ouvir o lado deles das coisas, saber o que realmente aconteceu e ver a atitude deles.
Ao confrontar um trapaceiro, você deve estar disposto a tomar algumas decisões difíceis. Se vocês ficarem juntos, precisarão trabalhar muito para consertar as coisas.
Texto originalmente publicado em powerofpositivity e adaptado pela equipe do blog Educadores.