Marion Chaygneaud-Dupuy, ganhou o prêmio ‘Terre de Femmes’ 2019 concedido pela ‘Fondation Yves Rocher’. A razão foi seu trabalho em ajudar a limpar o Monte Everest das toneladas e toneladas de lixo deixadas para trás pelas pessoas.
Nos 3 anos desde a fundação do projeto ‘Clean Everest’ em 2016, Marion e sua equipe limparam 8,5 toneladas de resíduos e lixo. A quantidade de lixo que eles limparam equivale a três quartos de todos os resíduos produzidos pelo homem na montanha! Impressionante, não é?
Marion está em uma missão difícil e ambiciosa: ela pretende terminar de limpar o Everest e depois seguir para toda a cordilheira do Himalaia.
“Escalar o Everest deve oferecer uma das interações mais puras entre os humanos e o mundo natural. Mas em 2013, quando cheguei ao topo, percebi que a montanha havia sido danificada por 30 anos de expedições. Eu estimei que quase 10 toneladas de lixo foram descartadas somente nos picos! Fiquei totalmente chocado. Sou apaixonada pela natureza desde que era pequena ” , disse ela à ‘Fundação Yves Rocher’ sobre quando percebeu o problema do lixo na montanha.
QUEM É MARION?
Para Marion, a natureza é uma parte vital de sua vida que a ajuda a se sentir viva. Sua conexão com a natureza começou quando ela era criança: ela brincava na floresta e aprendia os nomes das árvores, plantas e animais.
Já adulta, ela viajou para a Índia e o Tibete, onde vive e trabalha como guia de montanha há mais de 17 anos. Depois de fundar o projeto ‘Clean Everest’, ela convenceu as autoridades locais a apoiarem seu projeto e elas lhe deram 50 iaques para ajudar a remover os resíduos da montanha.
Que Marion possa inspirar mais pessoas a cuidar da natureza!
Texto originalmente publicado em boredpanda e adaptado pela equipe do blog Educadores.