Muitas pessoas tem receio de serem sinceras em função do medo de também machucar aquele que está ouvindo o que ela tem a dizer. Outras já consideram que podem dizer tudo o que pensam, que a sinceridade total é uma boa característica, sem se preocupar em como o ouvinte irá receber suas palavras.
É verdade que ser sincero e falar o que você pensa é importante, mas é necessário entender quais são os momentos em que isso é conveniente. Além disso, é importante que você saiba falar. Sim! Não basta que você simplesmente fale. Você precisa “ter jeito”.
Por isso hoje trouxemos 5 segredos para evitar magoar pessoas ao ser sincero com elas. Vamos ver?
Expressar-se construtivamente ao dizer a verdade
Quais são suas intenções ao dizer a verdade? Somos movidos por um desejo construtivo – ou seja, se ajudar o outro – ou por algum sentimento desagradável – como inveja?
A maneira de dizer a verdade dependerá dessa intenção. Quando a motivação é positiva, uma abordagem gentil é escolhida para se comunicar com a outra pessoa.
2. Estar disposto a ouvir
se pudermos dizer a verdade, também devemos ouvi-la. Nesses momentos você tem que estar disposto não somente a falar, mas a ouvir o que a pessoa irá dizer como resposta. Sempre lembre-se de que tudo tem dois lados. Ambas as partes terão algo a dizer.
3. Não pensar pelos outros
Não se deve tirar conclusões sobre como o outro está se sentindo. Isso só ele é capaz de saber. Lembre-se que dizer a verdade não significa que você possui a verdade.
4. Ser claro e direto
Não é apropriado expressar a verdade com eufemismos, sutilezas ou usando mecanismos para suavizar artificialmente. Lembre-se que você precisa ser honesto e sincero. A coisa certa a fazer é comunicar essas verdades calmamente e com clareza.
5. Planejar um propósito
Dizer a verdade sempre deve ter um propósito. E ele deve ser, de preferência, algo que seja construtivo para ambos – não somente para você.
Texto originalmente publicado em amenteemaravilhosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.