Início Bem estar Adeus lares de idosos! A nova tendência é passar a aposentadoria com...

Adeus lares de idosos! A nova tendência é passar a aposentadoria com os amigos

512
0

Os idosos também têm o direito de conviver com os amigos, e morar junto é uma ótima oportunidade para isso!

O envelhecimento é uma parte natural da vida e muitas mudanças quando chegamos a esta fase. De repente, somos nós que precisamos de cuidado e atenção e contamos com o apoio de pessoas para nos ajudar a realizar algumas das atividades mais comuns da vida.

A velhice é uma fase da vida em que devemos receber em troca toda a atenção que damos aos nossos filhos, netos, entre outros, mas nem sempre é fácil. Em todo o mundo existem muitos homens e mulheres cuja única opção na velhice é o lar de idosos, pois não têm família para cuidar deles.

Embora esses locais sejam equipados para ajudar os idosos e atender todas as suas necessidades, em geral, os idosos podem ficar muito tempo sozinhos ou longe de seus entes queridos, por isso uma nova tendência está recebendo muita atenção: o coabitação de idosos.

A coabitação de idosos é uma comunidade onde essas pessoas podem estar em contato permanente com os amigos, preservando sua privacidade. Cada membro da comunidade tem sua própria residência, ou apartamento, e tem acesso a espaços compartilhados.
Por exemplo, os idosos têm alojamento, mas podem ser encontrados em locais como parques, ginásios, jardins, quartos, bibliotecas.

Esta é uma excelente alternativa para os idosos manterem uma rede de contatos, na qual a solidão às vezes prevalente em asilos pode ser amenizada.

Adeus lares de idosos

Alguns dos benefícios desse estilo de vida são:

  • Estar em contato com uma comunidade, onde ocorrem encontros sociais, eventos e o contato constante com pessoas importantes em suas vidas.
  • Mais privacidade, pois possuem ambiente próprio, onde podem ficar sozinhos, até que queiram mais contato.
  • Custo mais baixo em muitos casos. As casas de repouso são muito caras, devido às instalações e aos profissionais que as acompanham, mas em coabitação, as pessoas podem compartilhar alguns custos.

Existem pontos negativos também, como a falta de profissionais treinados 24 horas por dia, mas é uma ótima oportunidade de envelhecimento para quem não precisa de cuidados constantes e quer manter seu círculo de amigos e familiares. conhecimento.

A coabitação é algo que certamente pode trazer uma velhice mais agradável, e pode ser planejada ainda na juventude, com um grupo de amigos, por exemplo: Para morar junto, 7 mulheres construíram o lar dos sonhos

Na França, essa tendência está ocorrendo lentamente. Já falamos aqui de um grupo de jovens aposentados de Lyon que queriam construir um lugar ecológico e participativo.

O que você acha da ideia? Você gostaria de viver em convivência com amigos ?

FONTE sain-et-naturel.ouest-france.