Até os animais mais terríveis merecem viver em paz. Não acha?
“Tomamos uma decisão governamental, apoiada e sustentada, que é proibida qualquer forma de pesca do tubarão na Colômbia, seja industrial ou artesanal”, disse o presidente Iván Duque, em apoio à lei que promoveu.
Quando pensamos em animais que queremos proteger, normalmente nos lembramos de nossos animais de estimação.
Mas com os animais que habitam os oceanos, as coisas ficam um pouco mais complicadas. Por quê? Bem, basicamente por que não os enxergamos, não estamos em contato direto com esses bichos e acabamos tendo menos empatia e preocupação. Mas eles permanecem lá, e também precisam de proteção!
Até mesmo o famoso tubarão, animal entendido por nós como extremamente perigoso e cruel. O governo de Iván Duque, na Colômbia, não faz diferença entre animais fofos e assustadores. Para ele, só existem animais que sofrem nas mãos das pessoas. É por isso que recentemente anunciou uma lei para proteger os tubarões em suas costas.
A legislação proibirá a pesca artesanal de tubarão, uma atividade que ocorre principalmente nas áreas costeiras mais rurais de seu país.
A pesca de tubarões já estava proibida nas áreas de San Andrés e Providencia, mas certas lacunas legais justificavam sua continuação. Com esta nova legislação, acabou: os tubarões estarão protegidos de qualquer violência que possa ameaçar a sua vida e, com ela, os números da sua espécie.
Iván Duque ainda anunciou que seriam apresentadas novas restrições destinadas a reduzir os níveis de poluição ambiental produzida por seu país. Parece que o presidente está realmente preocupado com a sustentabilidade e o meio ambiente em seu país.
Texto originalmente publicado em upsocl e adaptado pela equipe do blog Educadores.