O diabetes é uma doença crônica bastante comum, gerada principalmente em decorrência de hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física. Ela é causada pela deficiência de um hormônio secretado pelo pâncreas denominado insulina, cuja principal função é auxiliar no armazenamento de glicose, ácidos graxos e aminoácidos em seus depósitos por todo o corpo.
A comida é vital para a prevenção de muitas doenças crônicas, incluindo diabetes, procurar comer corretamente pode ter influência decisiva no desenvolvimento ou não da doença. Vamos ver 9 alimentos que podem auxiliar nisso?
9 alimentos fundamentais que podem ser adicionados à dieta diária para interromper o diabetes
Grãos
Os grãos inteiros contêm uma grande quantidade de nutrientes como magnésio, ácido fólico e ômega 3. Além de componentes químicos da natureza das plantas, como lignanas e flavonóides, que contribuem para a prevenção de várias doenças crônicas, como hipertensão, níveis de colesterol e diabetes.
Azeite
O azeite de oliva possui uma grande quantidade de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, o que o diferencia de outros tipos de óleos, tornando-o uma escolha favorável se queremos reduzir os níveis de glicose no sangue.
Nozes
Nozes e outras frutas secas como mirtilos e amêndoas podem ser incorporados positivamente à dieta, pois contêm gorduras naturais necessárias para o nosso corpo, bem como fibras e vitamina E que ajudam a manter níveis estáveis de glicose no sangue e o bom funcionamento do coração.
Iogurte
Os derivados lácteos são extremamente necessários para o fortalecimento dos ossos e o controle dos níveis de cálcio no organismo. Uma opção para diabéticos pode ser consumir iogurte natural ou leite com baixo teor de gordura e açúcar para atender às necessidades de cálcio, perder peso e diminuir a resistência à insulina.
Canela
A Canela contém diversos componentes que atuam no metabolismo dos carboidratos e do colesterol, promovendo sua redução e correto armazenamento. A canela pode ser incorporada para combater o diabetes com uma colher de chá em bebidas, em pó ou inteiras misturadas com guisados e refeições ou como infusão de chá.
Feijão
O feijão é uma boa opção para atender às necessidades de fibras e minerais, como magnésio e potássio.
Batata doce
Rica em antioxidantes como o beta-caroteno e as vitaminas A e C, que podem ser trocadas por batatas normais devido ao seu índice glicêmico mais baixo. . Podem ser incorporados para frear o diabetes como acompanhantes em múltiplas refeições.
Vegetais com folhas verdes
Apresentam índice calórico e de carboidratos muito baixo e altos níveis de minerais, fibras e vitamina C, que contribuem para a diminuição dos níveis de glicose no sangue.
Peixe
O ômega 3 é um ingrediente fundamental a ser incluído na dieta de pessoas com diabetes e doenças cardíacas. O peixe é uma fonte rica desse ácido graxo, além das proteínas, o que o torna um excelente substituto da carne.
Texto originalmente publicado em ignisnatura e adaptado pela equipe do blog Educadores.