Início Bem estar 4 benefícios surpreendentes do chucrute + guia passo a passo, como fazer...

4 benefícios surpreendentes do chucrute + guia passo a passo, como fazer o seu

502
0

O chucrute é um prato e condimento popular em muitas culturas.  Devido à fermentação que sofre, oferece benefícios nutricionais e de saúde muito além dos de repolho fresco.

Benefícios do chucrute para sua saúde:

Mantém um cérebro saudável:

Um número crescente de estudos está descobrindo uma conexão íntima entre seu intestino e seu cérebro. Eles descobriram que o tipo de bactéria presente em seu intestino pode ter a capacidade de enviar mensagens ao seu cérebro, influenciando a maneira como o mundo funciona e percebe. 

Alimentos probióticos fermentados, como chucrute, contribuem para a criação de uma flora intestinal saudável. Quem não quer isso, não é mesmo?

Fortaleça seu sistema imunológico:

O chucrute é uma fonte de probióticos e nutrientes que estimulam o sistema imunológico. As bactérias que povoam o seu intestino podem ter uma forte influência no seu sistema imunológico . Os probióticos encontrados no chucrute podem ajudar a melhorar o equilíbrio das bactérias no intestino.

Melhore a sua digestão:

chucrute não pasteurizado contém probióticos, bactérias benéficas que atuam como a primeira linha de defesa contra toxinas e bactérias nocivas. Eles também podem melhorar sua digestão e saúde geral.

Probióticos como os do chucrute podem ajudar a melhorar o equilíbrio bacteriano no intestino depois que ele foi interrompido pelo uso de antibióticos. A pesquisa também mostra que os probióticos ajudam a reduzir gases, distensão abdominal, constipação, diarréia e sintomas relacionados à doença de Crohn e colite ulcerativa.

Ossos mais fortes:

O chucrute contém vitamina K2, que desempenha um papel importante na saúde óssea. Mais especificamente, a vitamina K2 ativa duas proteínas que se ligam ao cálcio, o principal mineral encontrado nos ossos. Acredita-se que isso contribua para ossos mais fortes e saudáveis.

Passo a passo como fazer chucrute em casa:

1. Pique o repolho:

Para um pote de chucrute de 2 litros, você precisará de cerca de 2 cabeças de repolho. Retire as folhas externas e depois corte.

2. Pese o repolho

Coloque uma tigela grande em uma balança, acrescente o repolho picado e registre o peso total.

3. Salgue o repolho (e faça algumas contas)

Adicione cerca de 2% do peso total do repolho no sal. (Portanto, se o repolho picado pesar 2 quilos, adicione 40 gramas de sal.) Não use nada com aditivos como iodo ou agentes antiaglomerantes que podem turvar a salmoura e afetar a fermentação.


4. Massageie o repolho:

Misture o sal com o repolho picado. Agora massageie o repolho até que o sal esteja completamente misturado e o repolho comece a ficar úmido. Deixe o repolho descansar por cerca de 10 minutos enquanto você dá o próximo passo.

5. ‘Esterilize’ seu tanque de fermentação

Não exagere aqui. Você só precisa se certificar de que qualquer recipiente no qual pretende fermentar o chucrute esteja muito limpo, mas não use produtos de limpeza agressivos. A maneira mais fácil é ferver um pouco de água em uma chaleira, despejar em seu recipiente, sacudir e despejar. (Certifique-se de manusear o recipiente com um pano de prato – água fervida vai aquecê-lo muito rapidamente.)

6. Encha seu recipiente com a Mistura:


Coloque  a mistura em seu recipiente escolhido. Use uma colher para empurrar tudo para baixo com cuidado. O objetivo aqui é deixar o mínimo de espaço possível para entrada de ar. 

 7. Concluir:

Coloque uma folha de repolho inteira diretamente em cima do repolho picado antes de fechar o frasco.


11. Cuide dos seus frascos:

Comece a fermentação a uma temperatura ambiente fria (o que significa 12 ° C a 21 ° C). Um pouco mais baixo e seu repolho pode não fermentar, mais alto e com maior risco de deterioração. Certifique-se de que esteja fora do caminho da luz solar direta. Aconselhamos colocar um prato de base para o caso de ocorrer algum líquido da fermentação. E então não faça nada por duas semanas.


12. Prove seu chucrute:

Após duas semanas, remova a tampa. Se gostar, vá em frente e guarde na geladeira para interromper o processo de fermentação. e guarde o chucrute na geladeira por até 12 meses.

Texto originalmente publicado em elhorticultor e adaptado pela equipe do blog Educadores.