A ansiedade causa muitos sintomas físicos que muitas vezes estão associados a outras condições. Você sabia disso?
Hoje examinamos os sintomas físicos comuns de ansiedade e oferecemos uma explicação fisiológica para cada um.
Como a ansiedade afeta nosso corpo?
Quando você é colocado em uma situação que provoca ansiedade, uma cadeia automática de eventos começa, geralmente conhecida como resposta de “lutar ou fugir”. Essa resposta ocorre sem que pensemos a respeito, porque é ativada por parte de nosso sistema nervoso.
Quando estamos em uma situação que nos causa ansiedade, nosso sistema simpático começa a dominar e a reação de “lutar ou fugir” começa (às vezes também conhecida como ” cascata de adrenalina “).
Sintomas físicos causados pela ansiedade
Dor no peito e palpitações cardíacas
Quando você se sente ansioso ou tem um ataque de pânico total, o coração bate mais rápido para bombear mais sangue pelo corpo e se preparar para lutar ou fugir.
Essa ação pode causar hiperventilação, levando à inalação de muito oxigênio. Isso, por sua vez, causa uma constrição dos vasos sanguíneos que pode causar dor no peito.
Falta de ar
O mesmo se aplica (explicado acima) quanto ao motivo pelo qual sentimos falta de ar ou pressão no peito durante os períodos de ansiedade .
Dor nos membros e músculos
A ansiedade pode afetar as extremidades de muitas maneiras. Primeiro, assim como as dores no peito, o aumento da ingestão de oxigênio pode causar sensações e dores nos músculos .
Formigamento e dormência ou sensação de fraqueza
É comum que a ansiedade cause dormência e formigamento. Isso pode ocorrer em quase qualquer parte do corpo, mas geralmente é sentido no rosto, mãos, braços, pés e pernas.
Temperatura: calor, suor, tremores
O estado de excitação (causado por uma descarga de adrenalina) também causa um aumento da temperatura. Seu corpo reage tentando esfriar você, é por isso que você transpira.
Esse suor, por sua vez, pode fazer você sentir frio. Especialmente após um ataque de pânico, quando seu corpo começa a esfriar, mas continua a suar para evitar o superaquecimento, é comum sentir frio e frio.
Tontura
Durante um período de aumento da adrenalina e pânico, o coração bate com mais força, o que está associado a um aumento da pressão arterial . É esse aumento da pressão arterial que nos faz sentir tonturas e vertigens.
Dores de cabeça
Ataques de ansiedade e pânico comumente causam dores de cabeça tensionais devido ao acúmulo de estresse. .
Problemas de sono
O aumento do estresse e da tensão pode dificultar o sono, assim como a preocupação contínua e a incapacidade de desligar.
Sensações de estômago
Durante a luta ou fuga, o sangue é desviado de áreas do corpo onde não é necessário, por exemplo, o estômago. É por isso que muitas vezes sentimos uma sensação de vibração no estômago ou frio na barriga quando estamos ansiosos.
Sensações auditivas
Quando você está se sentindo ansioso e sua mente está acelerada, pode ser difícil se concentrar nos sons ao seu redor. Por outro lado, quando você está hiper-alerta para o perigo potencial (se ele não existir) ao seu redor, pode ser extremamente sensível a sons que, de outra forma, ignoraria e ignoraria.
Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.