Você gosta de enigmas? Veja essas perguntas e tente descobrir as respostas! São simples, mas também podem te deixar pensando por horas!
O enigma do chapéu de prisioneiro
Os 4 criminosos estão alinhados em algumas etapas. Eles estão todos virados na mesma direção. Uma parede separa o quarto homem dos outros três. Então, para resumir:
- O homem 1 pode ver os homens 2 e 3.
- O homem 2 pode ver o homem 3.
- O homem 3 não consegue ver nenhum dos outros.
- O homem 4 não consegue ver nenhum dos outros.
Os criminosos estão usando chapéus. Eles são informados de que há dois chapéus brancos e dois chapéus pretos. Os homens inicialmente não sabem a cor do chapéu que estão usando. Eles são instruídos a gritar a cor do chapéu que estão usando assim que souberem com certeza de que cor é.
- Eles não podem girar ou se mover.
- Eles não têm permissão para falar uns com os outros.
- Eles não estão autorizados a tirar o chapéu.
Quem é a primeira pessoa a gritar e por quê?
ATENÇÃO: SÓ VEJA A RESPOSTA APÓS FAZER SUA TENTATIVA! Ela está logo abaixo.
RESPOSTA
O homem 2 gritará depois de algum tempo.
Aqui está o porquê :
- Os homens 3 e 4 não podem ver os chapéus dos outros.
- O homem 1 vê um chapéu branco e um chapéu preto e sabe que seu chapéu pode ser preto ou branco.
- O homem 2 vê um chapéu preto, mas se ele também está usando um chapéu preto, seria óbvio para o homem 1 que ele está usando um chapéu branco. Visto que o Homem 1 não gritou, o Homem 2 concluiu que ele próprio está usando um chapéu branco.
Dificuldades na estrada
Ao trocar um pneu, um motorista deixou cair acidentalmente as quatro porcas das quatro rodas na grade do esgoto. Ele tentou de tudo para recuperá-los, mas – sem sucesso. O homem estava começando a suspeitar que teria que passar muitas horas na beira da estrada, quando um garoto que passava de repente o ajudou a resolver o problema. Seguindo o conselho do garoto, ele ajustou com sucesso um pneu novo e dirigiu até o posto de gasolina mais próximo sem acidentes.
Qual foi o conselho que a criança deu ao motorista?
ATENÇÃO: SÓ VEJA A RESPOSTA APÓS FAZER SUA TENTATIVA! Ela está logo abaixo.
RESPOSTA
O garoto disse ao homem para remover uma porca de cada uma das outras três rodas e usá-las para prender o novo pneu!
Presente de uma bruxa
Era uma vez, o Príncipe Encantado estava procurando em toda parte por sua noiva. O verão já havia acabado, quando ele chegou a uma cabana habitada por uma velha bruxa. O cansado viajante perguntou se ela poderia conceder-lhe refúgio durante a noite. A bruxa atendeu e deu as boas-vindas ao seu convidado, oferecendo-lhe comida, bebida e um lugar para dormir. Na manhã seguinte, enquanto o Príncipe Encantado se preparava para continuar sua viagem, ela lhe deu um presente, dizendo: ‘Chegará um momento em que você encontrará seu caminho barrado por um rio largo sem ponte. A única maneira de atravessá-la é nadar até a outra margem. Esta túnica encantada vai ajudá-lo – não vai deixar você se afogar! ‘.
Nosso herói continuou sua jornada. Cem dias e noites se passaram antes que ele cruzasse o rio sobre o qual a bruxa o havia alertado. Mas, no final das contas – ele não precisou colocar a túnica para atravessá-la! Você consegue adivinhar por quê ?!
ATENÇÃO: SÓ VEJA A RESPOSTA APÓS FAZER SUA TENTATIVA! Ela está logo abaixo.
RESPOSTA
O Príncipe Encantado visitou a cabana da bruxa em setembro. Depois disso, levou cem dias para chegar ao rio. O que significa que, quando ele chegou lá, já era meados do inverno. O rio estava congelado e ele simplesmente o atravessou até a outra margem!
Um fazendeiro mantém coelhos em três grandes cabanas enfileiradas em seu quintal. Cada uma das cabanas é pintada de uma cor diferente – vermelho, amarelo e verde. Até recentemente, o número de coelhos na gaiola verde era duas vezes maior que o número de coelhos na gaiola amarela. Então, um dia, o fazendeiro tirou cinco coelhos da gaiola do lado esquerdo e os deu para o cantinho de animais da escola local. Ele também pegou metade dos coelhos que permaneceram na gaiola do lado esquerdo e os moveu para a gaiola vermelha.
Você consegue adivinhar a cor da gaiola do lado esquerdo ?!
ATENÇÃO: SÓ VEJA A RESPOSTA APÓS FAZER SUA TENTATIVA! Ela está logo abaixo.
RESPOSTA
É amarelo. Como já sabemos, no início, o número de coelhos na gaiola verde era duas vezes maior que o número de coelhos na gaiola amarela. Isso significa que o número de coelhos na gaiola verde era par. Depois que o fazendeiro removeu cinco coelhos da gaiola do lado esquerdo, o número de coelhos que lá ficaram também se tornou um número par (isso é comprovado pelo fato de que era divisível por dois). Portanto, antes que esses cinco fossem removidos, a gaiola do lado esquerdo continha um número ímpar de coelhos. Portanto, a gaiola do lado esquerdo não pode ser a de cor verde. Mas, com base nas informações que temos – também não pode ser o vermelho!
Identifique o culpado
Tarde da noite, um carro atropelou um pedestre em uma rua estreita e foi embora sem parar. Um policial que viu o veículo sair do local do acidente informou que ele se movia em alta velocidade. O próprio acidente foi testemunhado por seis espectadores. Eles forneceram os seguintes relatos conflitantes sobre o que aconteceu:
- Era um carro azul, dirigido por um homem;
- O carro movia-se em alta velocidade, os faróis estavam apagados;
- O carro tinha placa, não estava indo muito rápido;
- Era um Toyota, seus faróis estavam apagados;
- O carro não tinha placa, o motorista era uma mulher;
- Era um Ford cinza.
Quando o carro e seu motorista foram finalmente presos, descobriu-se que apenas uma das seis testemunhas deu uma descrição totalmente correta. Cada um dos outros cinco forneceu uma informação verdadeira e outra falsa.
Tendo isso em mente, você pode determinar o seguinte:
– Qual era a marca do carro?
– Qual era a cor do carro?
– O carro estava indo rápido ou devagar?
– Tinha placas?
– Os faróis estavam acesos?
– O motorista era homem ou mulher?
ATENÇÃO: SÓ VEJA A RESPOSTA APÓS FAZER SUA TENTATIVA! Ela está logo abaixo.
RESPOSTA
Era um Ford azul. Ele tinha placas de carro. Ele estava dirigindo em alta velocidade, com os faróis apagados. O motorista era uma mulher. A solução para o enigma está nas informações, fornecidas pelo policial (o carro estava muito rápido). Se aceitarmos esta declaração como confiável, então a declaração fornecida por uma das testemunhas oculares (o carro estava indo devagar) é falsa por padrão. Depois de estabelecermos isso, eliminar todas as outras falsidades não será um problema!
Esperamos que tenha conseguido adivinhar com facilidade! Até a proxima!
Texto originalmente publicado em brightside e adaptado pela equipe do blog Educadores.