Você imagina um mundo em que os homens possam ter acesso a métodos contraceptivos assim como as mulheres? Pois este mundo pde estar mais perto do que se imagina: Um estudo apresentado em Chicago pela Society of Endocrinologists revelou que a pílula anticoncepcional masculina poderia ser um método seguro e eficaz de contracepção.
Caso o método contraceptivo masculino venha a surgir em breve, passaria a fazer parte dos 15 métodos anticoncepcionais mais eficazes atualmente no mercado, onde até agora, 85% deles são projetados para o sexo feminino.
Na Universidade de Washington (Seattle), um grupo de pesquisadores apresentou o progresso para fazer a pílula anticoncepcional masculina, onde ela deveria ser tomada uma vez por dia, por via oral.
O nome do medicamento foi apresentado como Dimenthandrolone ou DMAU, na sua primeira apresentação em 2016. Nesse caso, a droga causou danos e desconforto no fígado a um grupo de participantes.
Já no segundo teste foram utilizados mais de 100 homens com idades entre 18 e 50 anos, que foram submetidos a testes e avaliações para determinar sua eficácia. Na avaliação 13 deles desertaram. Os participantes ingeriram uma dose de 400mg por dia, mostrando uma baixa quantidade de testosterona e 2 hormônios que eram responsáveis pela produção de espermatozóides.
Importante salientar que durante as análises nenhuma pessoa teve a fertilidade afetada, e após dois dias de suspensão seus níveis hormonais retornaram completamente ao normal dando lugar à primeira aprovação do método.
Os próximos passos é escolher perfis que se apresentem em relacionamentos sérios ou casamentos.
Mas a questão é: embora o avanço aparenta ser ótimo, os homens tomariam um remédio contraceptivo?
Texto originalmente publicado em coruja-prof e adaptado pela equipe do blog Educadores.