Início Destaque Você já ouviu falar em escorpiões voadores? São fascinantes!

Você já ouviu falar em escorpiões voadores? São fascinantes!

16909
0

Sim, escorpiões que voam são reais e são incríveis. Com asas enormes e assombrosas, com certeza ninguém ficaria muito feliz em vê-los em suas casas. Mas acredite, ou não, eles são inofensivos para os seres humanos.

Apesar de aparentemente assustadores, eles são como “grandes moscas”. São considerados criaturas bizarras e estranhas, não muito comuns. O nome sugere um cruzamento entre escorpião e mosca, mas eles não são relacionados à moscas reais. Se parecem com os escorpiões normais, mas na verdade são de um grupo de insetos conhecidos como Mecópteros, enquanto o próprio escorpião é da classe das aranhas – aracnídeos. Sendo assim, eles não são nem moscas nem escorpiões.

Ao analisar moscas e escorpiões, aparentemente todos tem um grande ferrão no final da cauda. Mas não é real: somente machos apresentam essa singularidade e, na verdade, se trata de seus genitais masculinos. Mesmo que isso pareça perigoso, são inofensivos, pois só utilizam em acasalamento.

Outra característica interessante dessas “moscas-escorpião”é a mandíbula. . Eles têm faces longas e terríveis com mandíbulas serrilhadas que as tornam perfeitas para rasgar e mastigar carne podre. Além disso, permitem que elas se enterrem nas cascas de suas vítimas e atinjam o interior macio abaixo da superfície da pele. Na sua alimentação, podemos citar  frutas, outros insetos, pólen, néctar, saliva um do outro e até carne humana em decomposição.

A espécie é muito difícil de se encontrar, sendo o último registro de 1972. Acreditava-se, até pouco tempo atrás, que estariam extintas. Porém, uma fotografia em 2010 provou que ainda existem nas densas florestas em que vivem e são de muito difícil acesso.

Veja no vídeo a seguir:

Texto originalmente publicado em enigmasdouniverso e adaptado pela equipe do blog educadores.