Entenda o motivo pelo qual é um erro juntar conchas e levá-las para casa
As conchas que vem do mar, antes de ficarem vazias, elas abrigavam seres vivos como moluscos e animais de corpo mole, exercendo a função de carapaças protetoras ou esqueletos externos para eles. Apesar de vazias, elas ainda permanecem desenvolvendo um papel importantíssimo para o equilíbrio do ambiente no qual se encontram. Por isso, entenda o motivo pelo qual não é uma boa ideia recolher e levar para casa as conchinhas do mar, por mais inofensivo que este gesto pareça ser.
As conchas são constituídas de cálcio, um nutriente essencial para elas e para o ecossistema, pois possui diversas finalidades, como:
Promovem a estabilidade do ambiente marinho;
São utilizadas como material para construção de ninhos de aves;
É eficiente sendo utilizado como substrato para plantas marinhas;
Serve de abrigo para algas e de proteção para os caranguejos-ermitões.
Remover as conchas da praia pode alterar significativamente os habitats marinhos, ocasionando os possíveis desequilíbrios:
Decrescimento na quantidade de organismos e seres que dependem das conchas;
Ocasiona uma maior erosão nas praias;
Impede o reaproveitamento do carbonato de cálcio pela vida marinha.
O ato de retirar as conchas da praia vem ocasiona um impacto ambiental em diversas partes do mundo. Na Espanha, por exemplo, houve uma diminuição perceptiva de peixes, devido à excessiva retirada das conchas da praia.
Para deixar ainda mais clara a situação, a Rádio Amazônia apresentou em seu programa Tarde Nacional – Amazônia, uma entrevista com a bióloga Camila Domit, da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, para explicar a importância de preservar as conchas em ambiente natural, pois beneficiam a natureza e outros organismos.
Portanto, imagine o quão grave seria se cada turista que vai à praia decidir levar uma ou mais conchas!
É normal que, quando o mar apresenta ressaca, apareçam na beira da praia diversas conchinhas e as pessoas acabam levando-as para casa para guardar como recordação do passeio. Porém, como dito anteriormente, isso acaba sendo prejudicial para o meio ambiente.
“A concha conforme vai se decompondo, contribui com o aumento da quantidade de carbonato e de cálcio no ecossistema marinho.
O carbonato de cálcio é essencial para a formação de ossos, para este fortalecimento, então vários organismos dependem do ciclo biogeoquímico desse composto pra composição de novos organismos.”