O fim de semana para muitas pessoas é o momento de descanso após a árdua rotina, principalmente quando se trata de dormir longas horas sem interrupção.
A rotina diária agitada pode afetar seus hábitos de sono, impedindo-o de dormir as horas que seu corpo precisa para se recuperar e se tornar ativo no dia seguinte.
Prejudicando sua memória e concentração, causando pressão alta, diabetes e aumentando o risco de doença cardíaca. No entanto, um estudo recente publicado no Journal of Sleep Research afirma que dormir no fim de semana neutraliza esses efeitos negativos.
Especificamente, a investigação determinou que adultos com menos de cinco horas de sono têm maior probabilidade de sofrer uma morte precoce.
Mais de 43 mil adultos participaram durante 13 anos da coleta de dados sobre seus hábitos de sono e mortalidade para análises posteriores.
O qual observou que todas as pessoas, independentemente da idade, precisam dormir em média de 6 a 7 horas durante a noite. No entanto, também foi confirmado que dormir mais de 8 horas durante um único dia representa um risco maior à saúde.
Dormir durante o fim de semana cura?
A investigação também descobriu que certos voluntários que dormiam pouco durante os dias de trabalho e descansavam muito no fim de semana tinham um risco menor de ter problemas de saúde. Mesmo em comparação com pessoas que dormiram a quantidade necessária durante a semana de trabalho.
Embora a recuperação de horas perdidas de sono durante o fim de semana ou dias de folga, seja benéfica para o corpo, não é uma atividade recomendada por especialistas.
A esse respeito, o Dr. Andrew Varga disse que, ao compensar as horas perdidas de descanso, o risco de mortalidade é reduzido. No entanto, este não é o único efeito negativo causado por não dormir corretamente.
Especialmente quando se trata de memória e concentração, que se deterioram rapidamente com apenas duas noites sem um bom descanso. Portanto, a chegada do fim de semana pode representar uma espera longa e perigosa. Como não há evidências científicas de recuperação nessas áreas do cérebro após longas horas sem descanso adequado.
Fonte: nuncamelohubieraimaginado