Muitas crianças não gostam e até temem a escola e o aprendizado de coisas novas, mesmo sendo seres curiosos e cheios de vontade de conhecer o desconhecido. O que pode ser feito nesses casos para fazer as crianças gostarem da aprendizagem? É o que vamos te dizer hoje!
1. Ajude-os a descobrir interesses e paixões
Estudos mostram que a aprendizagem melhora quando as crianças podem selecionar seus próprios tópicos de interesse.
Sally Reis, Ph.D., professora associada de psicologia educacional da Universidade de Connecticut, explica que a chave para desbloquear o potencial de uma criança é descobrir os interesses dessa criança e ajudá-los a desenvolvê-los.
Converse com seu filho sobre as coisas que ele está fazendo, lendo, assistindo e aprendendo. Exponha-o a diferentes experiências como museus, espetáculos de teatro, zoológicos, etc. Ajude-o a escolher livros sobre uma variedade de tópicos. Todas essas atividades podem ajudá-lo a encontrar e despertar os interesses de seu filho.
2. Ofereça experiências práticas
Pesquisas mostraram que aprender fazendo é o mais eficaz para as crianças. Quando os alunos se movem, tocam e experimentam, eles aprendem melhor.
A aprendizagem prática não apenas ajuda as crianças a processar informações, mas também é uma maneira mais divertida de aprender.
A maioria das crianças simplesmente não gosta de ler um livro, copiar anotações ou “aprender” por meio da memorização. No entanto, experiências e atividades práticas irão despertar o interesse e a imaginação da criança.
Os pais podem fornecer enriquecimento adicional em casa. Se seu filho está aprendendo sobre animais aquáticos na escola, leve-o para visitar um aquário. Se você estiver estudando um certo artista, leve-o a um museu para que ele possa ver seu trabalho.
3. Torne o aprendizado divertido
Mesmo os assuntos mais suaves podem ser tornados mais divertidos por meio de músicas, jogos acadêmicos, gincanas ou buscas criativas.
BINGOs acadêmicos, palavras cruzadas ou pesquisas de palavras podem ser facilmente criados. Você também pode criar uma música sobre o ciclo da água ou escreva uma história da perspectiva de um girino enquanto ele se transforma em sapo. Construa um modelo do sistema solar usando materiais que você encontra em sua casa ou na sala de aula.
Às vezes, apenas usar o humor ou contar uma história interessante relacionada ao material que está sendo ensinado é o suficiente para tornar a experiência mais divertida.
4. Mostre sua própria paixão
Seja um grande modelo para seu filho, explorando com entusiasmo seus próprios interesses e paixões. Mostre que VOCÊ é apaixonado por aprender.
Converse com seu filho sobre o que você está aprendendo: os desafios, a emoção, como você está aplicando o que aprendeu em sua própria vida, etc.
Mesmo se você não puder assistir a uma aula, pode ler livros ou assistir a vídeos para aprender mais sobre um assunto de seu interesse. Parece simples, mas mostrar seu próprio entusiasmo pelo aprendizado ajuda a instilar essa mesma paixão em seu filho.
5. Encontre o estilo de aprendizagem do seu filho
As crianças têm seu próprio estilo de aprendizagem único ou um tipo de aprendizagem que é mais eficaz para elas. Educadores e psicólogos identificaram três estilos principais de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico.
- Os alunos visuais processam as informações com mais eficácia quando são apresentadas por escrito ou em imagens. Eles são muito observadores, têm excelentes memórias e frequentemente gostam de arte.
- Alunos auditivos gostam de ouvir informações. Eles são bons ouvintes, seguem bem as instruções e geralmente têm qualidades verbais e / ou aptidões musicais.
- Os alunos cinestésicos são físicos, geralmente se destacando nos esportes ou na dança. Eles aprendem melhor por meio do movimento e do toque. Eles podem contar nos dedos ou usar gestos manuais frequentes.
7. Seja solidário e encorajador
Uma das razões pelas quais muitas crianças perdem o amor pelo aprendizado é porque começam a associar o aprendizado à ansiedade e à pressão . Eles estão preocupados em tirar uma nota baixa, errar uma pergunta ou ser reprovado no teste.
Quando o aprendizado é apenas sobre resultados, não é mais divertido. Aprenda mais sobre o processo e o esforço que seu filho dedica ao trabalho.
É importante ensinar às crianças que o sucesso não é o resultado de habilidades inatas como “inteligência” . Em vez disso, o sucesso vem de persistência, prática, trabalho árduo e muito fracasso.
A pesquisadora da Universidade de Stanford, Carol Dweck, descobriu que, quando os alunos são elogiados por seu esforço, e não por sua capacidade, eles realmente obtêm melhores resultados nos testes de inteligência. Que tal começar a elogiar seu filho hoje mesmo?
Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.