É fácil se tornar refém de uma dinâmica de pensamentos negativos, especialmente quando temos vários acumulados e ficamos remoendo esses pensamentos. Quando ficamos pensando demais, acumulamos pensamentos de forma que eles ficam como bolas de neve, aumentando de tamanho cada vez mais. Por isso é necessário que saibamos cuidar dos nossos pensamentos.
Os pensamentos negativos drenam a nossa energia e nos deixam sem forças. Como podemos fazer para reduzí-los?
- Observe o seu pensamento: os pensamentos negativos são, geralmente, produto de distorções cognitivas ou padrões de pensamento irracional. Observe-os como se você fosse um espectador. Se você não deixar que se apoderem da sua mente, simplesmente vão desaparecer.
- Reformule qualquer questão que você esteja ruminando: as ruminações são padrões de pensamento excessivo. Quando ruminamos uma ideia, estamos convencidos de que podemos solucionar uma situação apenas pensando mais sobre ela. Mas isso é inútil. Tente apenas filtrar o que é real do que é expectativa nos seus pensamentos e siga em frente com AÇÕES.
- Mexa-se e trabalhe fisicamente o seu pensamento: quando você estiver preso em um pensamento negativo, coloque-o em movimento. Esse é um bom momento para dar uma volta, correr, dançar ou praticar ioga. Não pare para pensar – sua mente está muito ocupada –, simplesmente deixe seu corpo assumir o controle.
- Evite os desencadeantes de pensamentos negativos: uma música, uma imagem, uma leitura, programas de televisão, a companhia de certas pessoas… Quando você descobrir quais estímulos desencadeiam seus pensamentos negativos, evite-os.
- Busque a companhia de pessoas positivas e experiências agradáveis: se o que você vê, o que escuta e o que lê for positivo, se as pessoas à sua volta forem positivas, será mais fácil manter o pensamento negativo afastado.
- Lembre-se de que ninguém é perfeito e continue em frente: é fácil se render aos erros, mas a única coisa que você pode fazer é aprender com eles e seguir em frente. Nada vai mudar por mais que você rumine. Portanto, tire o que há de bom desses erros, e siga em frente.
Esperamos ter ajudado você a controlar seus pensamentos negativos! E que você tenha uma vida melhor e mais plena depois disso
Texto originalmente publicado em amenteemaravilhosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.